Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Comissão de Saúde busca soluções para atrasos no atendimento do SAMU

Comissão de Saúde busca soluções para atrasos no atendimento do SAMU

por Selma Gonçalves publicado 20/09/2023 12h30, última modificação 21/09/2023 10h27

Por Selma Gonçalves

As reclamações da população, quanto aos atrasos no atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Montes Claros chegaram à Comissão de Saúde da Câmara Municipal que, na manhã desta quarta-feira (20), realizou a primeira reunião para buscar soluções para o problema.

A presidente da Comissão, vereadora Maria Helena (MDB) explicou que o primeiro passo da comissão será o de levantar as dificuldades encontradas pelo Samu para prestar um serviço com mais agilidade. “Vamos fazer um levantamento da infraestrutura do Samu, ver as condições dos veículos que prestam o atendimento e se estão em bom estado de conservação. O objetivo do Samu é socorrer pessoas em tempo hábil e a demora nesse serviço pode custar vidas. Melhorias serão cobradas intensivamente dos governos estadual e federal. Vamos ver como estão os repasses para os municípios responsáveis e cobrar de quem deve ser cobrado”, disse Maria Helena.

Um dos problemas levantados na reunião foi a retenção de macas nos hospitais. Para o vice-presidente da Comissão, vereador Elair Gomes (MDB), a retenção das macas do Samu e do Corpo de Bombeiros é um fator que acaba prejudicando o serviço.

“O que a gente ouve, muitas vezes, é que a maca está retida no pronto socorro, o que impossibilita o atendimento. Sabemos que a questão da superlotação e a falta de leitos são realidades nos hospitais da nossa cidade que atende toda região até sul da Bahia. Mas precisamos buscar mais rapidez no atendimento à população e é por isso que iniciamos esta discussão. Vamos buscar soluções práticas para esse problema”, informou Elair.

O relator da Comissão de Saúde, vereador Raimundo do INSS (PDT), lembrou que a população precisa ter uma resposta da Câmara. “Vamos buscar reforço junto aos deputados, promotoria, e todos os órgãos públicos para solucionar esse, sério, problema. Ter que esperar entre 30, 40 ou 50 minutos de espera por um socorro não é certo”, destacou o vereador.

A Assessora Técnica das Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Montes Claros, Dra Macreidy Valésia ressaltou que o trabalho das comissões é de grande importância para o debate do processo legislativo e a construção de políticas públicas do Município. Ressaltando que “As comissões são órgãos técnicos, constituídos por três vereadores, com a finalidade de estudar e emitir pareceres sobre todos os projetos de lei e demais proposições submetidas às comissões, além de deliberarem sobre as demandas da população, encaminhadas por meio dos vereadores, as quais são discutidas, conforme o caso, em reuniões de trabalho, audiências públicas, solicitação de informações, pareceres e demais diligências necessárias para subsidiar as decisões dos membros das comissões. È notório o trabalho das comissões na qualificação do processo legislativo e nas respostas às demandas da população”, concluiu.

.____________

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br