Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Comissão de Agricultura apura denúncias na Ceanorte

Comissão de Agricultura apura denúncias na Ceanorte

por Selma Gonçalves publicado 23/03/2023 12h20, última modificação 23/03/2023 12h27

Por Selma Gonçalves

Após uma denúncia divulgada nas redes sociais sobre altas taxas cobradas dos feirantes da Central de Abastecimento do Norte de Minas – Ceanorte, a Comissão Permanente de Agricultura da Câmara de Montes Claros, decidiu conferir de perto a questão. O Secretário Municipal de Agricultura, Osmani Barbosa também foi convidado para acompanhar a visita e esclarecer dúvidas.

A presidente da Comissão de Agricultura, vereadora Graça da Casa do Motor (União Brasil) falou sobre a importância da Casa Legislativa apurar denúncias e buscar soluções para problemas relacionados ao homem do campo.

“A Comissão está sempre atenta as questões do produtor e comunidades rurais. Temos o cuidado de buscar melhorias para a zona rural e também fiscalizar o serviço oferecidos”, destacou Graça.

A comissão e o secretário foram recebidos pelo gerente da Ceanorte Afrânio Nogueira que, acompanhado de sua equipe, mostrou e explicou todo o processo de funcionamento e cobrança. De acordo com ele a taxa é, na verdade, de 24,52 por dia de feira. O produtor ocupa um espaço , chamado de pedra, de 2m X 2m, suficiente para 120 caixas ou 100 sacos de alimentos. Como em um mês são 9 feiras, o produtor paga, ao final de 4 semanas cerca de R$220,00.

O Gerente esclareceu também que a taxa é paga com boleto. O dinheiro vai direto para o cofre do município que reveste em melhorias na central.

Afrânio esclareceu que desde que iniciou a cobrança, várias obras estão sendo realizadas, entre elas a reforma do galpão um, parte do galpão dois, a reforma total de todos os banheiros do galpão um, inclusive com espaço para cadeirantes e parte dos banheiros do galpão dois. O Refeitório também está sendo reformado com recursos das taxas.

Mostrou que para melhor assistência e segurança tanto de quem vende quanto de quem compra foi implantado livro de ocorrência. Cada feirante registra o chamado romaneio de carga, um documento que descreve as principais informações do que está entrando na central para ser comercializado, como por exemplo, qual a verdura e sua origem. Todo esse serviço é feito antes mesmo do feirante expor seus produtos.

Foram mostrados os investimentos feitos no local como o muro, a portaria, além do apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar.

A Vereadora Graça destacou que ainda é preciso investir em mais segurança, já que no local há grande circulação de dinheiro.

“Vamos cobrar a instalação de Câmeras de segurança, buscar emendas com deputados para que esse serviço seja disponibilizado o mais rápido possível”, disse Graça.

Também na área de segurança o Secretário Municipal de Agricultura, informou que a prefeitura está negociando com dois bancos, a instalação de caixas eletrônicos e policiamento mais intensivo.

Sobre a denúncia feita em vídeo da necessidade de bebedouros, o vereador Reinaldo Carrapicho (PRB) conferiu que já foram adquiridos dois bebedouros que serão instalados em 30 dias, após a implantação de rede da Copasa, já que hoje a água utilizada é de poço artesiano.

“Os bebedouros adquiridos não podem funcionar com água do poço artesiano e por isso aguardamos que a Copasa finalize a instalação da tubulação para que tanto feirantes como os clientes e funcionários possam ser bem servidos”, destacou Reinaldo

A Iluminação do local também recebeu melhorias que gerou economia. O Vereador Eldair Samambaia (PSD) conferiu que foi feita a troca das lâmpadas comuns pelas de LED.

“Mais um investimento feito com as taxas pagas pelos feirantes. A conta de luz que era de cerca de 16 mil reais, caiu para sete, oito mil reais por mês. Uma economia de mais de 50 por cento sobrando recursos que deverão ser aplicados para beneficiar os próprios produtores”, comentou o vereador Samambaia.

O presidente da Câmara vereador Junior Martins (Cidadania) destacou a importância do papel do vereador que é fiscalizar e acompanhar o trabalho oferecido a comunidade da zona urbana e zona rural.

“Estamos cumprindo nossa função que é legislar e fiscalizar o trabalho do executivo e defender os direitos do povo da nossa cidade. Hoje conferimos a situação da Ceanorte e continuaremos acompanhar os investimentos feitos neste local que atender produtores não só de Montes Claros mas de Jaíba, Janaúba e cidades do sul da Bahia que vêm vender alimentos”, finalizou o presidente Junior Martins.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc