Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Campeã de jiu-jitsu recebe Medalha de Mérito Esportivo

Campeã de jiu-jitsu recebe Medalha de Mérito Esportivo

por Gissele Niza publicado 14/12/2023 10h27, última modificação 14/12/2023 10h27

Por Gissele Niza

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou nessa quarta-feira (13), Sessão Especial para entrega da medalha de Mérito Esportivo Antônio Manoel Dias à atleta Anny Gabrielly Pereira Santos, campeã de jiu-jitsu. A proposição foi do segundo-secretário da Mesa Diretora, vereador Wilton Dias (PTB).

A medalha leva o nome do maratonista Antônio Manoel Dias, um importante atleta da história da cidade e homenageia cidadãos que contribuíram e contribuem para o engrandecimento e defesa do esporte em nosso município. Essa honraria é entregue apenas uma vez ao ano pela Casa aos esportistas, lutadores, desportistas e também pessoas que incentivam a prática de esportes no município.

O proponente da homenagem destacou a trajetória da atleta e a participação das mulheres nos esportes de luta, que, historicamente, eram praticados por homens. Ele pontuou que as mulheres sempre estiveram presentes no universo das artes marciais e, nos últimos anos, o número de praticantes aumentou, de modo especial no jiu-jitsu, uma das modalidades mais praticadas do mundo, que exige muita técnica e é uma aliada na defesa pessoal.

Estou muito feliz de estar vereador e poder proporcionar esta homenagem a este fenômeno desportista da nossa cidade. Anny Gabrielly Pereira Santos, que é uma jovem determinada e sua história de vida é exemplo para muitos, e tem enaltecido o nome do município na área esportiva. Deixo aqui meu reconhecimento não somente pelas conquistas de Anny, mas pelo espírito de competitividade e por levar o nome de Montes Claros para fora do município”, disse Wilton Dias.

A atleta agradeceu a homenagem e todo apoio de famílias, amigos e mestres em sua carreira. “Receber tamanha honraria em minha cidade natal é uma fonte de motivação muito grande, visto tamanhas dificuldades encontradas por nós atletas devido à falta de patrocínio e estrutura para competições de alto rendimento, em nível nacional e internacional. Venho de família simples, criada apenas por meu pai, grande referência na área do futebol e que desde os meus nove anos me inseriu no meio esportivo. Meus sinceros agradecimentos a todos por enxergarem o melhor em mim, torcendo avidamente nas lutas que enfrento dentro e fora do tatame”, declarou Anny Gabrielly.

A ATLETA

Apesar da pouca idade, Anny Gabrielly Pereira Santos, é natural de Montes Claros, tem 16 anos e é mais conhecida no mundo do jiu-jitsu, como Anny Leoa. Filha de Luiz Fernando Gatão, que tem uma trajetória reconhecida no futebol mineiro, a atleta é aluna do professor Alan Fernandes, competidora de alto rendimento e treina cinco horas diárias.

Iniciou a carreira de lutadora de jiu-jitsu e judô desde os 09 anos, faixa azul e coleciona vários títulos, tais como: tetracampeã da Copa Leão Dourado, bicampeã da Liga Brasileira de Jiu-jitsu, campeã Pan-americana e da Copa do Mundo da Liga Brasileira, campeã Brasileira da CBJJE, campeã Sul-americana da IBJJF, campeã de IBJJF de Betim Open IBJJF, campeã do Vitória Open IBJJF, campeã do Minas Open disputa de cinturão, campeã do Circuito Norte Mineiro, tetracampeã da Leão Dourado IBJJF, campeã brasileira Nogi CBJJ, campeã Sul-americano GI & NOGI, campeã Rio Open IBJJF, campeã Betim Open IBJJF, campeã Vitória Open IBJJF, campeã Salvador Spring IBJJF, campeã São Paulo Open IBJJF, campeã Brasília Open IBJJF e GI & NOGI.

_________________________________

ascom@montesclaros.mg.leg.br