Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara propõe melhorias para a rodoviária de Montes Claros

Câmara propõe melhorias para a rodoviária de Montes Claros

por Jerusia Arruda publicado 25/05/2021 11h55, última modificação 25/05/2021 11h53
Câmara propõe melhorias para a rodoviária de Montes Claros

Projetos aprovados pela Casa preveem medidas que promovam mais segurança e acolhimento aos passageiros

Por JERUSIA ARRUDA

Nas últimas sessões ordinárias da Câmara Municipal de Montes Claros, o presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) vem apresentando uma série de projetos voltados para a melhoria do atendimento no Terminal Rodoviário Hildeberto Alves de Freitas.

De acordo com o vereador, a rodoviária recebe cerca de 200 mil passageiros por mês, e é preciso que o local esteja estruturado para oferecer acolhimento e segurança para essas pessoas. “Montes Claros é o segundo maior entroncamento rodoviário do País, polo de uma grande região, com grande circulação de pessoas que se deslocam para cidades de todo país e para as comunidades do entorno, e é importante que o Município esteja preparado para receber essas pessoas com a segurança e o acolhimento necessários”, justifica.

Propostas
Na sessão desta terça-feira (25/05), foi aprovado no Plenário um requerimento em que o parlamentar solicita ao Executivo municipal que sejam destinadas plataformas no terminal rodoviário para embarque e desembarque de passageiros que se deslocam de ônibus para os distritos e comunidades rurais do município, bem como para viagens de turismo. Outra alternativa proposta pelo vereador é que seja criado um terminal de embarque e desembarque nas imediações do Mercado Municipal Christo Raeff.

De acordo com o vereador, os ônibus que fazem o transporte desses passageiros utilizam pontos para embarque nas saídas da cidade e em locais na área central, que não oferecem nenhum tipo de suporte. “A medida vai evitar que os passageiros tenham que se deslocar para esses pontos de parada que não possuem a segurança e a infraestrutura necessárias, como instalação de banheiros, por exemplo, nem o apoio da rede de Defesa e de Assistência Social do Município, já disponível tanto na rodoviária, quanto no mercado municipal”, explica.

Na sessão ordinária anterior, Rodrigues solicitou ao município e à Polícia Militar a instalação de uma base comunitária móvel em frente ou nas proximidades a rodoviária, visando a melhoria da segurança no local.

O vereador também solicitou que seja realizado um programa de ação integrada e continuada de acolhimento, proteção e cuidado às pessoas em situação de vulnerabilidade que transitam ou vivem no entorno do terminal rodoviário, envolvendo os diversos setores que integram a rede de Defesa e de Assistência Social do município.

Outra solicitação do presidente é que seja feita uma análise da estrutura orgânica e editado o regimento interno do terminal rodoviário, importante instrumento para implementação de programas de gestão do setor. “O desenvolvimento sustentável de uma cidade precisa passar pelas pessoas e é importante que o município ofereça melhores condições, mais segurança e mais proteção ao cidadão, e no caso do terminal rodoviário, é importante oferecer essa atenção e cuidado tanto ao servidor trabalha no terminal, quanto aos passageiros que circulam pelo local”, conclui.

____________________________________________________
Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br