Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara Presta homenagens nomeando três Caps de Montes Claros

Câmara Presta homenagens nomeando três Caps de Montes Claros

por Selma Gonçalves publicado 28/10/2021 12h15, última modificação 28/10/2021 15h42
Câmara Presta homenagens nomeando três Caps de Montes Claros

Trabalhadores da saúde mental e familiares dos homenageados participaram, de forma presencial, da sessão ordinária.

Por Selma Gonçalves

A Câmara Municipal aprovou hoje (28), quatro projetos, sendo três deles de autoria do vereador Daniel Dias (PC do B), denominando três Caps – Centros de Atenção Psicossocial de Montes Claros. De acordo com o parlamentar, os nomes foram indicados pelos servidores e usuários depois de consultas à comunidade.

Toda a rede de saúde mental, com a rede Laços, que não é do poder público, estiveram envolvidas com esses projetos. Sabemos da importância desse serviço em nossa cidade. A homenagem é uma forma simbólica de reconhecer a visibilidade dos serviços e, a partir de agora, espero que o poder público possa investir mais recursos e atenção na saúde mental humanizada no município de Montes Claros. Indiquei, no ano passado, para execução neste ano, emendas impositivas para o serviço de saúde mental e indicarei também para o ano que vem. Eu também sou usuário do serviço, através de minha família, e fico feliz em ser o proponente destes projetos”, ressaltou Daniel.

O projeto de Lei n° 82/2021, denomina Centro de Atenção Psicossocial-Transtorno Mental (CAPS II TM) de “Helena Macedo”.

O Centro de Atenção Psicossocial-Álcool e Drogas, pelo projeto de Lei n° 83/202 (CAPS II AD), recebe o nome de “Seu Robson”. Uma emenda foi acrescentada colocando o nome civil do homenageado Robson Xavier da Silva ao documento.

O terceiro projeto (84/2021), denomina o Centro de Atenção PsicossocialInfanto Juvenil (CAPS II - i) de “Aquarela”.

Servidores, familiares dos homenageados e o coordenador de saúde mental do município, Leonardo Félix participaram de forma presencial da sessão ordinária.

Leonardo falou sobre a satisfação dos servidores ativos e aposentados, associação de usuários e familiares que se uniram para que pessoas fossem reconhecidas pelo trabalho e apoio ao serviço prestado à pacientes que sofrem com algum tipo de transtorno.

Comentou o coordenador:É gratificante essas nomeações aos Caps porque traz uma identidade para os serviços, para os trabalhadores e para a comunidade. Agora você não vai ao Caps AD, ou no Caps TM e sim ao Caps “Seu Robson”, “Dona Helena” ou“Aquarela”.

Leonardo explicou que o Centro de Atenção Psicossocial-Transtorno Mental (CAPS II TM) agora leva o nome de uma mulher ligada aos movimentos sociais, que participava do Conselho Municipal de Saúde. Helena Macedo não era usuária do serviço mas uma defensora da saúde, especialmente da saúde mental.

Salientou que o Centro de Atenção Psicossocial-Álcool e Drogas (CAPS II AD),recebeu o nome de um homem que foi mais que um usuário. “Seu Robson” entrou para tratamento e cresceu tanto nesse movimento que passou a ser presidente da Associação de Usuários e Familiares da Rede de Saúde Mental.

Explicou também que a escolha do nome para o Centro de Atenção Psicossocial – Infanto Juvenil. “Como não temos, felizmente, pessoas integrantes deste serviço falecidas, optamos por um nome ligado à infância e adolescência. Pela construção da vida com mais cor, o CAPS II - i, a partir de agora, leva o nome de Aquarela”, comentou.

Marco Antônio Pereira, primo de Helena Macedo, agradeceu a homenagem prestada: “Essa nomeação vem concretizar e reconhecer todo o trabalho feito por minha prima”, comentou Marco Antônio.

Maria Vilma Soares Mota, que é servidora no CAPS há sete anos conheceu seu Robson como paciente e como voluntário: “Ele era um paciente sempre presente e tudo que era solicitado, ele fazia com muito carinho. Sempre disposto a ajudar os colegas pacientes. Uma pessoa sempre disposta ajudar”, comentou a servidora.

O quarto projeto aprovado pela Casa Legislativa foi PR 27/2021 de autoria do vereador Cláudio Rodrigues, que denomina o Hall da Câmara Municipal de Montes Claros de Galeria Konstantin Christoff. O parlamentar falou do valor do artista para a cidade.

Abandou a medicina passando a dedicar-se exclusivamente à pintura, com exposições em vários estados. Como artista plástico, colheu os mesmos aplausos que o acompanharam no exercício da Medicina. Konstantin foi o último remanescente de uma turma de jovens que brilhou intensamente na vida da cidade, como Darcy Ribeiro, seu irmão, Mário Ribeiro, João Vale Maurício, Mozart Caldeira e outros. Christoff, morreu aos 88 anos de idade, em Montes Claros e se imortalizou através da genialidade do seu trabalho”, lembrou o presidente da Câmara.

______________________________________
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br