Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara presta homenagem aos assistentes sociais

Câmara presta homenagem aos assistentes sociais

por rayhannetallis@gmail.com publicado 01/06/2023 13h35, última modificação 12/06/2023 13h32

Por Stênio Aguiar

Em celebração ao Dia do Assistente Social, aos 30 anos do Código de Ética da profissão e pelo aniversário da Lei de Regulamentação da profissão (Lei 8662/1993), a Câmara de Vereadores prestou homenagem a 42 profissionais da área com atuação em Montes Claros. O evento aconteceu na noite dessa quarta-feira (31) e a sessão foi uma proposição do vereador Daniel Dias (PC do B).

Em seu pronunciamento, o autor da iniciativa destacou a atuação dos assistentes sociais e a justa homenagem que a Câmara de Vereadores presta a estes profissionais. “São profissionais que dedicam suas vidas a promover a justiça social, a defender os direitos humanos e a lutar por uma sociedade mais igualitária e inclusiva. São agentes de transformação que enfrentam diariamente os desafios e as desigualdades que permeiam
nossa realidade”, disse Dias.

O parlamentar ressaltou a importância do Código de Ética do(a) Assistente Social - um guia essencial para a atuação que orienta as práticas, princípios e valores – e a Lei de Regulamentação Profissional, que completará 30 anos de existência”, ponderou. Daniel citou os muitos desafios que os profissionais enfrentam. “A desigualdade social persiste, as violações de direitos continuam presentes em nossa sociedade e as demandas por justiça e igualdade são constantes. Nesse sentido, é fundamental que estejamos unidos na luta, fortalecendo cada vez mais a categoria e promovendo parcerias com outros setores da sociedade para alcançarmos resultados efetivos”, acentuou.

A representante da Seccional Montes Claros do Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS), Suzana Alves dos Santos Barros destacou que o serviço social é uma profissão necessária para o nosso país por trabalhar nas políticas sociais e em equipamentos públicos. “A tarefa do assistente social é muito difícil em virtude dos limites institucionais. O nosso horizonte de luta é pelo avanço e garantia dos direitos sociais e humanos”, disse Suzana Alves.

O presidente da Casa, vereador Junior Martins destacou a importância da homenagem prestada aos assistentes sociais e destacou que Montes Claros sai na frente, após o vereador Daniel Dias apresentar nesta Casa um requerimento solicitando que fosse apreciado a contratação dos profissionais – assistente social e psicólogo – para trabalhar nas escolas do município, no momento que o prefeito atendendo a esta e outras demandas contratou estes profissionais. “Esperamos que outros benefícios importantes sejam realizados em nosso município, porque nós precisamos muito disto”, destacou Martins.

Participaram ainda da mesa de homenagem a representante do Centro Acadêmico do Serviço Social da Unimontes (CA) - Rosa Luxemburgo, Natália Costa Silva; a representante dos Discentes da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), Laryssa Lourrane Neres de Oliveira; a ex-representação de Minas Gerais no Conselho Federal de Serviço Social (CFSS), Carla Alexandra Pereira; o capitão Márcio Henrique Borges, representando a 11ª RPM; o tenente Diego Silva Prates, representando o 4º Comando do Corpo de Bombeiros; Meirielle Duarte Pereira,coordenadora de Edução Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação e; Kênia Medeiros, representando a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc