Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara presta homenagem ao Conservatório Lorenzo Fernandez pelos 63 anos

Câmara presta homenagem ao Conservatório Lorenzo Fernandez pelos 63 anos

por Cássia Soares publicado 15/04/2024 13h05, última modificação 16/04/2024 13h23
Câmara presta homenagem ao Conservatório Lorenzo Fernandez pelos 63 anos

Foto: Câmara Montes Claros

Por Cássia Soares

Em sessão especial realizada na sexta-feira (12/4), a Câmara Municipal de Montes Claros prestou homenagem ao Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez pelos seus 63 anos de existência e pelos relevantes serviços prestados à cidade. A iniciativa proposta pela vereadora Iara Pimentel (PT) e presidida pelo vereador Cláudio Rodrigues (Rede), contou com a presença de diretores, alunos e egressos do Conservatório, além de autoridades políticas e militares.

A vereadora Iara Pimentel destacou a importância do conservatório para a educação e cultura em Montes Claros e no Brasil. Após traçar um panorama histórico da instituição, a parlamentar ressaltou que a Câmara Municipal, com esta homenagem, reconhece os relevantes trabalhos prestados e a significativa contribuição do conservatório para a história de Montes Claros.

A vice-presidente da Assembleia Legislativa, Leninha (PT), parabenizou o conservatório pelo aniversário e a Câmara Municipal pela iniciativa da honraria. Sendo montes-clarense, ela expressou orgulho pelo trabalho do conservatório e a importância de valorizar ainda mais a arte e a cultura na cidade. Leninha também manifestou o desejo de ampliar a parceria existente com a instituição, visando levar apresentações musicais às periferias e proporcionar o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social à escola de música.

O diretor do Conservatório, Tony Davi Oliveira, enfatizou o amor e a esperança como sentimentos que definem a atuação da escola, ao oferecer oportunidades de aprendizagem a milhares de alunos sem qualquer forma de discriminação. Mencionando sua trajetória pessoal, o diretor contou que, vindo de uma família de baixa renda, adquiriu no conservatório conhecimentos que transformaram suas perspectivas como músico e cidadão. Por isso, ele espera ampliar os espaços e estruturas da entidade para oferecer as mesmas oportunidades a mais crianças que vivem nas periféricas e na zona rural, além de acolher alunos com deficiência.

O aluno Tácio Guimarães que vem, semanalmente, da cidade de Varzelândia para cursar o sétimo período de violino em Montes Claros, expressou sua gratidão por estudar no conservatório. “A escola me proporcionou uma visão única e especial sobre a arte e uma nova forma de entender a música e a vida como um todo”, afirmou o estudante.

Durante o evento, houve apresentações musicais do Coral Waldir Pereira, além da entrega de homenagem aos diretores e de certificados de reconhecimento, por iniciativa do Conservatório, às pessoas que contribuíram para a história da instituição. O presidente da Mesa encerrou a sessão reiterando o compromisso dos vereadores com o incentivo à arte e à cultura da cidade.

Sobre o Conservatório

O Conservatório de Música Lorenzo Fernandez foi fundado em 14 de março de 1961, em Montes Claros, pela professora Marina Helena Lorenzo Fernandez Silva. Em março de 1962, foi estadualizado pelo governador Magalhães Pinto e pelo Secretário da Educação Oscar Dias Corrêa. Atualmente, atende gratuitamente a mais de quatro mil alunos em Montes Claros e cidades vizinhas, oferecendo cursos de musicalização, instrumentos, teatro/dança, artesanato e desenho/pintura.

_________________________________

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br