Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara pede mais agentes para o combate à leishmaniose

Câmara pede mais agentes para o combate à leishmaniose

por Selma Gonçalves publicado 23/08/2021 12h55, última modificação 23/08/2021 13h31
Câmara pede mais agentes  para  o combate à leishmaniose

Foto: Fábio Marçal/Arquivo. (Prefeitura Municipal)

Por Selma Gonçalves

A Câmara de Vereadores pediu a contratação de mais agentes para o combate à leishmaniose. A solicitação foi feita pela parlamentar, Ceci Protetora (PP), em requerimento enviado ao executivo.

Montes Claros é classificada como área de transmissão intensa da leishmaniose viceral, segundo critério do Ministério da Saúde. O município foi um dos 133 escolhidos para participar do programa de encoleiramento em massa de cães, como medida de controle e prevenção.

A parlamentar lamentou que apenas 20 bairros da cidade serão beneficiados pela campanha, por causa da limitação de agentes designados especificamente para o controle e combate à doença.

Regiões críticas ficaram de fora, por esse motivo entrei com requerimento, solicitando ao prefeito, a contratação de pelo menos 20 agentes. Esses agentes serão importantíssimos para ampliar a área de cobertura do programa e contribuir significativamente para a diminuição de casos e transmissão”, ressaltou a vereadora.

Ceci também pediu ao executivo agilidade na criação do comitê de políticas públicas de combate a leishmaniose, que já havia solicitado em abril.

Estamos fazendo a nomeação para criação do comitê da leishmaniose, para tratarmos da problemática da doença com mais qualidade”, destacou a protetora que também alertou sobre a necessidade de investir mais na prevenção, no manejo ambiental e na educação.

De acordo com a vereadora, um ganho da campanha é que os cães positivos também receberão as coleiras repelentes. Ela espera que o Centro de Controle de Zoonoses mais um passo, castrando também os animais contaminados.

Os técnicos do CCZ estão visitando unidades de saúde e escolas públicas, localizadas nas regiões onde foi identificado risco maior para a doença, levando informação aos estudantes e estes repassando o conhecimento aos familiares, como multiplicadores.

SOBRE A DOENÇA

A leishmaniose é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito palha. Atinge animais e, eventualmente, o homem. Entre os sintomas estão a febre irregular e prolongada, a anemia, a palidez da pele e/ou das mucosas, falta de apetite, perda de peso e inchaço do abdômen devido ao aumento do fígado e do baço. A doença, que também é conhecida como calazar, pode ser evitada com cuidados simples, principalmente mantendo quintais limpos e livres de entulhos, materiais orgânicos, como folhas, frutas e fezes.

A CAMPANHA

Desde o dia 16, os agentes de saúde estão realizando o encoleiramento de cães domésticos contra a leishmaniose. Os bairros beneficiados foram classificados como de alto risco de transmissão da doença.

Os donos dos cães podem aguardar em casa a visita dos agentes do Centro do CCZ. Antes de receber a coleira, os cães terão que ser examinados para diagnóstico da leishmaniose.

BAIRROS BENEFICIADOS

Os bairros beneficiados são o Independência, Carmelo, Interlagos, Vila Real, Residencial Nova Suíça, Acácias, Terra Jardim, Residencial Portal dos Ipês, Conjunto Habitacional Santos Dumont, Residencial Golden, Cintra, Nossa Senhora de Fátima, Jardim Alvorada, Jardim Palmeiras, Santo Antônio I, Delfino Magalhães, Novo Delfino, Jardim Olímpico, Santo Antônio II e Doutor João Alves. A previsão é que 12 mil cães sejam encoleirados.

_____________________________________________
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br