Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara Municipal inaugura Galeria dos Ex-Presidentes

Câmara Municipal inaugura Galeria dos Ex-Presidentes

por rayhannetallis@gmail.com publicado 02/05/2024 12h51, última modificação 02/05/2024 12h51

Por Selma Gonçalves

A Câmara de Montes Claros realizou na manhã desta na quinta-feira (2/5), sessão especial de inauguração da Galeria dos Ex-Presidentes que passaram pelo legislativo durante nos 191 anos de fundação do parlamento municipal.

O idealizador da galeria, atual presidente da Casa Junior Martins (PP), falou sobre a importância de manter viva a história da Câmara Municipal e eternizar contribuição de todos no desenvolvimento de Montes Claros.

“Essa galeria é uma forma de reconhecimento e respeito aos vereadores que estiveram à frente do legislativo montes-clarense a partir do ano de 1932. Ao todo, estão expostos 72 retratos – iniciando com o coronel José Pinheiro Neves, quando Montes Claros ainda tinha o nome de Vila de Montes Claros de Formigas”, disse.

Junior Martins também falou sobre o empenho dos vereadores e servidores da Casa na criação da galeria. “Essa história deve se registrada e contada a todos. Quem imaginava, há dez anos, que nossa Montes Claros seria o que é hoje? Tudo isso, é fruto do empenho de cada vereador, cada servidor e dos ex-presidentes”, ressaltou Junior Martins.

O vice-prefeito Guilherme Guimarães elogiou a iniciativa da Casa Legislativa, destacando a necessidade de registrar o legado deixado pelos ex-presidentes e a importância de se ter lideranças que trabalham de forma harmônica com um único objetivo, que é o desenvolvimento de Montes Claros.

Para o descerramento de placa, foram convidados os ex-presidentes, vereador Marcos Nem (Podemos), Cori Ribeiro, Júlio Gonçalves Pereira e o atual presidente Junior Martins.

Cori Ribeiro falou em nome dos ex-presidentes, contou um pouco da história da Câmara, como a cidade tem atraído investidores, fruto do intenso trabalho do Executivo e Legislativo e ressaltou a importância dos presidentes que passaram pela Casa Legislativa. “Ser líder não é fácil e liderar líderes é ainda mais difícil, já que todos os vereadores são líderes, representantes e porta-voz do povo” disse Cori, que parabenizou a todos os presidentes que escreveram e escrevem a história de Montes Claros. “Esse é o espaço da democracia, espaço que pode influenciar e incentivar a democracia” finalizou.

Participaram do evento os ex-presidentes, José Paulo Ferreira, Iran Rego, Cláudio Pereira, Ildeu Maia, Iran Rego, Valcir da Ademoc, Wanderlino Arruda, além dos parlamentares que estão na vereança e já foram presidentes, Marcos Nem (Podemos), Cláudio Rodrigues (Cidadania) e atual presidente vereador Junior Martins, vereadores, servidores da Câmara e familiares de ex-presidentes já falecidos.

HISTÓRIA DA CÂMARA

A história da emancipação político-administrativa de Montes Claros inicia com a Resolução da Assembleia Geral Legislativa, datada em 13 de outubro de 1831. Em seu artigo primeiro, a Resolução cria várias Vilas na Província de Minas Gerais, antes denominadas de ‘Povoações’ ou ‘Arraiais’, incluindo a de Formigas - antigo nome de Montes Claros.

No artigo segundo, para cada Vila, são criadas as Câmaras Municipais, principal instituição da estrutura administrativa da Vila, que favorece seu desenvolvimento em vários aspectos, como o urbano e o econômico. A primeira eleição da Câmara de Vereadores da Vila de Montes Claros de Formigas ocorreu em 23 de julho de 1832 e, em 16 de outubro do mesmo ano, a Câmara foi solenemente instalada.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br