Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara homenageia médico em sessão especial

Câmara homenageia médico em sessão especial

por rayhannetallis@gmail.com publicado 06/09/2023 08h20, última modificação 06/09/2023 08h47

Por Rayhanne Tallis

A Câmara Municipal promove nesta quarta-feira (06), às 19h, sessão especial em que concede Título de Cidadão Honorário de Montes Claros ao médico pediatra, sanitarista e professor da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, João Batista Silvério. A homenagem é de autoria da vice-presidente da Casa, vereadora Maria Helena (MDB).

O Título de Cidadão Honorário é uma homenagem concedida pelo Poder Legislativo aos cidadãos que se destacam na sociedade pelos relevantes serviços prestados em prol da coletividade. “Esta é uma homenagem que prestamos a João Batista Silvério pelo seu profissionalismo e trabalho prestado ao longo desses 51 anos, contribuindo nas áreas de educação médica, saúde pública e pediatria clínica, exemplo de dedicação e competência”, afirmou a vereadora.

SOBRE O HOMENAGEADO

João Batista Silvério, graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFMG (1966-1970), fez residência de Pediatria no Hospital das Clínicas da UFMG (1971-1972) e Mestrado em Saúde Pública pela Universidade da Califórnia/Berkeley, EEUU (1978-1979). Foi o primeiro mestre da Unimontes. No campo da educação, foi professor de Saúde Coletiva e Pediatria, preceptor de internato e tutor na metodologia PBL, no curso de graduação em medicina da Unimontes (1972/2017); foi preceptor nas residências de Pediatria e Medicina de Família e Comunidade da Unimontes (1990-2006); foi vice-diretor da Faculdade de Medicina (1981-1984) e chefe de departamento em várias gestões; coordenou a criação e implantação da Residência em Saúde da Família para Médicos, Enfermeiros e Dentistas (1999-2007); coordenou a criação e implantação e dirigiu a Escola Técnica de Saúde da Unimontes (1990-2002); participou da criação e coordenou a implantação do Programa de Educação Permanente dos Médicos de Família de Minas Gerais - PEP/SES/MG (2007-2012); foi Supervisor e é Tutor do Projeto Mais Médicos para o Brasil - Ministérios da Saúde e da Educação, nas regiões Norte e Noroeste de Minas (2013 até o presente).

Como sanitarista, integrou a equipe técnica do então Instituto de Preparo e Pesquisa para o Desenvolvimento da Assistência Sanitária Rural - IPPEDASAR (1972-1974). Foi Secretário Municipal de Saúde de Montes Claros em três gestões (1985/1988, 1993/1996 e 2004/2006). Como médico clínico, foi pediatra na Clínica Infantil Branca de Neve com atuação no consultório e plantão no pronto-socorro (1974-2005); foi pediatra na Santa Casa de Montes Claros com atuação no berçário, salas de parto, enfermarias e pronto-socorro (1072-1990). No momento, é tutor do Projeto Mais Médicos para o Brasil na área de abrangência da Instituição Supervisora Unimontes e dedica parte do seu tempo à atividade de produtor rural na região aonde nasceu.

_______________________________

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br