Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara homenageia Codevasf pelos 50 anos

Câmara homenageia Codevasf pelos 50 anos

por Cássia Soares publicado 29/01/2024 10h04, última modificação 29/01/2024 10h04

Por Arthur Amorim Júnior

A Câmara de Vereadores realizou na noite dessa sexta-feira (26), sessão especial em homenagem aos 50 anos de implantação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - Codevasf. O evento contou com a participação de funcionários, lideranças políticas e empresariais do Norte de Minas. A homenagem foi de iniciativa do vereador Cláudio Rodrigues (Rede). O segundo-secretário da Câmara, Wilton Dias (PTB), presidiu a solenidade.

O proponente atribuiu a homenagem como uma celebração aos 50 anos da Codevasf, considerada um dos mais importantes “braços” do governo federal, em Montes Claros e Norte de Minas.

“Uma empresa que nos dá orgulho e que foi, e continuará sendo, com a graça de Deus, por muitos anos, fundamental para o progresso e desenvolvimento da nossa região. É uma empresa tão séria e eficiente, que recebe recursos públicos via emendas parlamentares para que os mesmos sejam destinados em obras de drenagem e pavimentação, além da compra de máquinas e tratores, apoiando e dando sustentação a associações comunitárias das mais diversas formas, com um corpo técnico competente. Importante que através da Codevasf, o nosso trabalho consegue chegar na ponta, nas pessoas que mais precisam. Tenho a honra de ter sido o vereador proponente desta homenagem e agradeço o apoio dos colegas vereadores que referendaram por unanimidade.”

Representando o prefeito de Montes Claros, Humberto souto, o vice-prefeito Guilherme Guimarães ressaltou o reconhecimento da Câmara Municipal em prestar homenagem à Codevasf.

“É importante assinalar a atuação da Codevasf no fortalecimento da nossa economia com a implementação de obras de infraestrutura hídrica. Entretanto, o maior legado que a empresa tem é o seu corpo de funcionários. A codevasf é uma escola de profissionais e o Norte de Minas deve muito a esta empresa."

O deputado estadual Gil Pereira (PSD) enfatizou a atuação da Codevasf e do seu corpo técnico de funcionários. Lembrou que foi através da atuação da empresa que foi a criada a barragem do Gorutuba. Conclamou todos para participarem, no próximo dia 1º, do leilão da barragem de Jequitaí.

A deputada estadual Leninha (PT) assinalou que, nas comemorações dos 50 anos da Codevasf, Minas Gerais é presenteada com mais uma superintendência do órgão em Belo Horizonte, e reconheceu a importância da Câmara Municipal ao prestar essa homenagem.

“A Codevasf tem muitos desafios. Os funcionários são o corpo da empresa! As obras são importantes, mas os funcionários são mais importantes, na construção de importante projetos para nossa região. Nós acreditamos na força da Codevasf para chegar em lugares onde as pessoas precisam.”

O deputado federal Paulo Guedes (PT) afirmou que a bancada federal de Minas sempre foi e continuará sendo parceira da Codevasf, colocando emendas.

“A Codevasf não é só o rio São Francisco, mas atua em outros estados. Por isso, é importante reconhecer a sua atuação. Precisamos pensar grande, produzir água e segurá-la para não passar tantas dificuldades. Temos que reestruturar alguns projetos, como a construção de algumas barragens que contribuem sempre para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais”.

O diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Andrade Moreira Pinto, agradeceu o vereador Cláudio Rodrigues e aos vereadores pela homenagem e anunciou que a empresa receberá um aporte de R$ 350 milhões para ajudar o rio São Francisco, em Minas Gerais, como forma de garantir a segurança hídrica.

“A Codevasf surgiu há 49 anos, com a proposta de preservação do rio São Francisco e foi crescendo com infraestrutura hídrica e saneamento básico. Nosso objetivo é dobrar a meta, começando pela concessão do Projeto Jequitaí. Temos outras obras importantes e no dia 22 de março, queremos a presença de todos para dar a ordem de serviço de revitalização em São Roque de Minas (nascente do rio São Francisco). A Codevasf está crescendo com mais áreas de abrangência, com apoio dos deputados e recursos do governo federal para investimentos nas áreas mais carentes do país. Temos 16 superintendências que atendem a 2.288 municípios, queremos continuar contribuindo com mais obras para atender a população. Esta homenagem é muito importante para empresa, mas, tem que ser dividida com todos os funcionários.”

Sobre a Codevasf

A Codevasf é uma empresa pública de direito privado, criada pela Lei nº 6.088, de 16 de julho de 1974, de capital social pertencente integralmente a União e vinculada atualmente ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. À época de sua criação, em 1974, a Codevasf atendia ao Vale do rio São Francisco, em cinco estados – Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. No decorrer dos anos, resultados positivos e realizações da empresa atraíram a atenção de outros estados, o que levou a ampliações de sua área de atuação. No Estado de Minas Gerais, a Codevasf atuava apenas na bacia hidrográfica do rio São Francisco. Com a Lei nº14.053, de 08 de setembro de 2020, passou a ter autorização para atuar nos demais municípios mineiros nas bacias hidrográficas dos rios Pardo, Jequitinhonha, Mucuri e Araguari. O órgão pode atuar num total de 356 municípios em Minas Gerais, onde se faz presente por meio da 1ª Superintendência Regional, com representação no município de Montes Claros e da 16ª Superintendência Regional com sede em Belo Horizonte.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
www.facebook.com/camaramoc