Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara faz homenagem aos 20 anos do Proerd em Montes Claros

Câmara faz homenagem aos 20 anos do Proerd em Montes Claros

por Stenio Aguiar publicado 26/04/2024 11h07, última modificação 26/04/2024 11h07

Por Stênio Aguiar

A Câmara Municipal realizou, nessa quinta-feira (25/4), sessão solene em homenagem aos 20 anos de implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em Montes Claros. A homenagem foi sugerida pelo vereador Wilton Dias (Avante). Estavam presente no plenário, autoridades civis e militares, além dos mascotes do Proerd - Leão Daren e o PM Amigo Legal -, de alunos, professores e dirigentes do Centro Educacional de Vivência Educacional Professor Luiz Flávio Pereira (CCVEC). Foram homenageados ainda 37 instrutores que contribuem para o estabelecimento de vínculo de crianças e adolescentes.

O autor da proposição destacou que ao longo de duas décadas, o Proerd tem sido uma ferramenta inclusiva que se adapta às necessidades educativas e especiais de cada aluno ao oferecer orientação e apoio para crianças e adolescentes visando uma vida livre das drogas e da violência.

O Proerd é uma ferramenta inclusiva que se adapta às necessidades educativas de cada aluno. Esta homenagem não apenas reconhece a longevidade do Programa, mas também a sua eficácia em transformar a vida de 400 mil alunos em Montes Claros”, destacou o parlamentar.

A coordenadora estadual do Proerd, capitã Lilian Fernandes Dias, agradeceu o reconhecimento da Câmara de Vereadores ao homenagear o trabalho do Proerd em Montes Claros. “Saibam, caros instrutores, que os senhores mudam a vida de muitas crianças, jovens e famílias desta comunidade. São incalculáveis as vidas que já foram transformadas a partir dos vínculos estabelecidos. Parabenizo a cada um dos instrutores não somente no Proerd mas também da patrulha escolar ao garantir a segurança de toda a comunidade escolar”, comentou a coordenadora do Proerd em Minas Gerais.

O deputado Arlen Santiago (Avante) propôs a criação de uma concurso de redação em comemoração aos 20 anos do Proerd em Montes Claros. Pela proposta seriam premiados as melhores redações, em um concurso organizado pela Unimontes.

Proerd

O modelo, que teve origem nos Estados Unidos, em 1983, é desenvolvido em 58 países. Estudantes do quinto ano do ensino fundamental das redes pública e particular são os alvos do programa, que tem como lema Manter Nossas Crianças Longe das Drogas.

O Proerd iniciou suas atividades no Brasil em 1992, por iniciativa da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que por meio de uma parceria entre o Consulado dos Estados Unidos e a PMRJ, integrantes do D.A.R.E. América vieram ao Brasil para capacitar os militares.

A Polícia Militar de Minas Gerais iniciou suas ações no Proerd a partir da capacitação de cinco policiais militares no Curso de Formação de Instrutores promovido pela Polícia Militar de São Paulo em 1997. No ano seguinte, foi assinado um protocolo de intenções entre a Polícia Militar e Prefeitura de Uberlândia para que o programa fosse desenvolvido em algumas escolas da rede pública municipal, em caráter experimental. Posteriormente, o programa foi estendido para Coronel Fabriciano, Diamantina, Divinópolis, Montes Claros e Varginha.

______________________________

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br