Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara envia ao executivo, anteprojeto sobre Implantação da Lei de Inovação Tecnológica em Montes Claros

por rayhannetallis@gmail.com publicado 12/12/2023 13h40, última modificação 12/12/2023 13h54

Por Arthur Amorim Jr.

A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou, em reunião ordinária desta terça-feira (12), sete requerimentos. Destaque para o anteprojeto que estabelece a Política Municipal de Incentivo a Inovação Tecnológica, de autoria do vereador Cláudio Rodrigues (Rede), e que será encaminhada ao prefeito Humberto Souto, o Procurador-Geral Otávio Batista Rocha Machado e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edílson Carlos Torquato, para ser analisado e que retornará à Casa como Projeto de Lei.

O vereador destacou que a aprovação desta lei será um importante legado que a atual administração e esta Casa deixarão para população, sendo uma importante ferramenta para se alcançar uma política pública de ciência e tecnologia, ajudando as empresas já existentes e as que estão chegando.

CEMIG

As cobranças por melhorias de atendimentos da Cemig no fornecimento de energia para residências e comércios na zona rural foram mais uma vez pautadas pelos vereadores. O segundo-secretário da Casa, vereador Wilton Dias (PTB) solicitou que executivo interceda junto a Cemig para serem adotadas medidas necessárias para instalação de extensão de rede elétrica de baixa tensão na comunidade de Campos Elíseos, possibilitando a ligação e distribuição de energia elétrica às residências, comércio e demais estabelecimentos daquela localidade.

Ainda sobre o assunto, o vereador Rodrigo Cadeirante (Rede) denunciou à inércia das autoridades do Estado em relação às constantes e injustificáveis quedas de energia elétrica na zona rural do município, fato que, segundo ele, está acarretando inúmeros prejuízos, notadamente aos pequenos produtores, comerciantes e moradores. Por isso, solicitou que seja enviado ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema Neto (Novo), com cópias ao diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho e aos deputados estaduais com assentos na Assembleia Legislativa de Minas, o protesto desta Casa, em forma de Monção de Repúdio e cobrando uma ação positiva por parte da estatal para evitar novos prejuízos.

INFRAESTRUTURA

No setor de infraestrutura, foram apresentados dois requerimentos. O vereador Edmilson Bispo (PSD) cobrou a pavimentação asfáltica da rua 4, no bairro Jardim Primavera. Já o primeiro-secretário da Casa, vereador Igor Dias (União) solicitou que seja feira uma análise e prevenção de possíveis danos ao canal da avenida Viriato Aquino.

SAÚDE

A redivisão das Unidades de Estratégia Saúde da Família – ESF, no intuito de aumentar a quantidade de unidades e possibilitar a contratação de novos profissionais, foi a reivindicação apresentada pelo vereador Daniel Dias (PC do B) a Secretaria de Saúde de Montes Claros.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

“A necessidade de prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas que vivem com o HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis em Montes Claros” é o tema da audiência pública solicitada pela vereadora professora Iara Pimentel (PT), agendada para o dia 20/12/2023, às 08h30.

CIDADÃO HONORÁRIO

A solicitação do vereador Marcos Nem (PSC) foi pelo agendamento da Reunião Especial para o dia 19/12/2023, às 16 horas, para entrega do Título de Cidadão Honorário ao Tenente Coronel Guilherme Antunes Machado.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br