Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara entrega título de Cidadã Honorária à médica Taiza Diamantino

Câmara entrega título de Cidadã Honorária à médica Taiza Diamantino

por rayhannetallis@gmail.com publicado 23/06/2023 12h20, última modificação 23/06/2023 12h20

A Câmara Municipal de Montes Claros homenageou, na noite dessa quinta-feira (22), a médica pediátrica e cardiologista Taiza de Castro Costa Diamantino com o título de Cidadania Honorária. A homenagem foi de iniciativa do vereador Raimundo do INSS (PDT) e contou com a participação de médicos, professores, amigos e familiares.

De acordo com a resolução nº33/2022, o título à Dr. Taiza “é uma honraria em reconhecimento aos inestimáveis serviços prestados em prol da saúde e da formação de profissionais da área médica deste município”. Conforme o vereador Raimundo do INSS, a médica Taiza Diamantino é exemplo de generosidade e capacidade de acolher o próximo, sobretudo, as crianças. Por isso, foi sempre muito bem acolhida em todos os setores por onde atuou, acolheu os grandes desafios e contribuiu para o engrandecimento da pediatria em Montes Claros e no Norte de Minas.

O cuidado que tem com os seus pacientes mostra a boa vontade e amor que tem para servir o próximo através do seu trabalho. Um exemplo disso foi quando tratou minha neta – Suzana, após recaída da Covid-19. Ela ficou oito dias internada na Santa Casa com o seu acompanhamento e graças a Deus, Suzana ficou totalmente curada”, destacou.

Adriana Diamantino, filha da homenageada, disse que a homenagem brotou da sua dedicação à Pediatria e Cardiologia Infantil. “A sua jornada profissional foi sempre pautada em muito estudo, tanto que impactou a formação de diversos médicos”, relatou a também médica.

Taiza Diamantino declarou que esta honraria representa um dos momentos mais importantes da sua vida. “Sinto-me imensamente honrada por receber esta importante homenagem que me faz acolhida e é com profunda gratidão que garante que Montes Claros estará no meu coração. Este diploma consagra a já a minha escolha como filha desta cidade, neste momento que agora sou adotada”, disse a homenageada.

A homenageada

Natural de Belo Horizonte, Taiza Diamantino graduou-se Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais com mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de São Paulo e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalhou no Hospital Dílson Godinho e Aroldo Tourinho, e depois no Corpo Clínico na Santa Casa. Atualmente é professora-assistente da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). Atua na área de Medicina, com ênfase em Pediatria e Cardiologia Pediátrica.