Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara discute desburocratização a perfuração dos poços artesianos

Câmara discute desburocratização a perfuração dos poços artesianos

por rayhannetallis@gmail.com publicado 09/11/2023 14h05, última modificação 09/11/2023 14h24

Por Rayhanne Tallis

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou na manhã desta quinta-feira (9), audiência pública para discutir a portaria do Instituto Mineiro de Gestão das águas (IGAM) n° 33, de 21 de julho de 2023, que burocratiza a perfuração e renovação das outorgas de poços artesianos. A audiência foi de iniciativa da vereadora Graça da Casa do Motor (União), presidente da Comissão de Agricultura, que justificou o impacto na produção rural e sobrevivência das comunidades, com a dependência da retira de água do subsolo.

A proponente da audiência, enfatizou a importância do recurso hídrico e a preocupação ambiental, solicitou a retirada da portaria e um estudo mais viável que não prejudique as comunidades rurais. “Por meio dessa nova portaria, os processos de solicitação de outorga para o uso de água a partir de poços tubulares profundos na área delimitada ficam restritos. Sabemos da preocupação ambiental, mas precisamos de água para sobrevivência humana, para o agronegócio, animais e outros. É necessário buscarmos uma solução concreta junto ao IGAM e ao Governo para resolvermos isto”, disse a vereadora.

O presidente do Comitê da Bacia do Verde Grande, Flávio Oliveira, apresentou sugestões de uso, preservação e conservação da água, propondo soluções para garantir um acesso seguro e sustentável a este recurso. “Nós temos mais de 14 propostas, muitas ideias que podem ser viáveis, o que falta é ação. Precisamos cobrar das autoridades para que estas ideias possam sair do papel”, conclui. Uma das sugestões é uma ação em nível de propriedade rural, com incentivo à produção de barragens, barraginhas, curvas de nível, recuperação de matas ciliares e de topo.

O Secretário municipal de Agricultura de Montes Claros, Osmani Barbosa, comentou sobre o momento complicado para o norte de Minas com a questão da falta água. “Temos mais de duzentos poços na nossa região que podem ser fechados em comunidades que dependem desta água para sobrevier, produzir e consumir. Esta portaria complica ainda mais e prejudica as comunidades rurais. Precisamos de uma solução urgente para resolver este problema da melhor maneira”.

O coordenador Regional do IGAM, Wesley França, explicou que com a escassez hídrica, a população está lidando com uma grande problemática e a utilização desenfreada da água pode causar grandes prejuízos futuros. “Um grande exemplo é de outros países, como a Espanha, onde o pessoal precisou abandonar a perfuração dos poços, por não encontrar mais água no local”. O coordenador, pontuou que o IGAM tem trabalhado da melhor maneira para aplicar a gestão de recursos hídricos no norte de Minas, e que as normas vieram para ter um controle do uso sustentável da água.

A Câmara dos Vereadores fará Moção para revogar a portaria 33, de 21 de julho de 2023, que será enviada o Governo de Minas Gerais.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br