Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara debate melhoria da estrutura de acesso ao Parque Lapa Grande

Câmara debate melhoria da estrutura de acesso ao Parque Lapa Grande

por Fernanda publicado 12/08/2021 19h30, última modificação 13/08/2021 08h04

Por Fernanda Aquino

A Câmara de Vereadores de Montes Claros realizou audiência pública nesta quinta-feira (12/08), para discutir a Relevância e Estruturação da Visitação Turística do Parque Estadual da Lapa Grande, proposta pelo vereador Aldair Fagundes (CIDADANIA).

A audiência pública debateu o potencial turístico do Parque da Lapa Grande; a melhoria do acesso; o fomento de parcerias; e a inclusão da população do entorno do parque.

O vereador Aldair explicou que o acesso ao parque é comprometido em mais ou menos 700 metros que não tem asfalto, “Recebemos a notícia do prefeito Humberto Souto, que este problema será resolvido imediatamente em parceria com o governo do Estado, esta audiência se torna uma comemoração a esta conquista”.

A supervisora da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade, Margarete Suely Caires, representou o Instituto Estadual de Florestas e explicou, “Institucionalmente o IEF vem buscando estreitar laços de parceria para buscar novos rumos para o ecoturismo do parque e de toda comunidade do entorno, porque precisamos diante de toda relevância que tem a unidade de conservação, divulgar a importância e riqueza para toda a população e futuras gerações”.

Para a gerente do Lapa Grande, Aneliza de Almeida Miranda Melo, “Para preservar precisamos conhecer, convidamos todos a conhecer as riquezas deste parque que é de todos nós e contribui para o abastecimento de água de mais de 30% da cidade, a história do município passou dentro do parque através da estrada cavalheira, trazemos este resgate para valorizarmos a nossa história. Estamos aqui para fortalecermos a parceria com esta casa e caminharmos para colocar o Lapa Grande como ponto focal do ecoturismo da nossa região”.

A câmara de dirigentes logistas – CDL, esteve representada pelo seu presidente, Ernandes Ferreira da Silva que falou sobre a importância da audiência para o desenvolvimento turístico da cidade, “Me sinto muito contente com este evento que da voz ao pleito de amigos dos nossos associados que solicitaram um levantamento de demandas de maior incremento econômico e social no setor turístico, cuja vocação centrava no turismo de negócios”.

Quem trabalha com meio ambiente tem acima de tudo sentimento de preservação não só da questão ambiental propriamente dito, mas preservá-lo para a espécie humana. Eu entendo que o parque é um espaço que todas as pessoas de Montes Claros e visitantes precisam conhecer, porque o Lapa Grande é talvez a unidade de conservação mais importante do Estado de Minas Gerais”, explicou o secretário municipal de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, o vereador licenciado Soter Magno do Carmo.

Esmeraldo Pizarro Filho, representante do conselho municipal de turismo, agradeceu pela participação da Câmara Municipal no empenho para a realização do sonho de colocar o parque da Lapa Grande em condição de ser visitado pela população e turistas.

O secretário de desenvolvimento econômico, Edilson Torquato, colocou que a sua secretaria está a disposição para fazer a conexão entre o que o parque precisa e o que a sociedade através de empresas pode ajudar.

A vereadora Iara Pimentel (PT), destacou, “Eu também acompanhei toda a situação da rua Manoel de Souza Brasil, porque os moradores daquela localidade entendem aquele espaço como lar, eles não querem sair de lá de maneira alguma, foi um momento difícil quando eles sofreram em outra gestão com assédio e processo de higienização social. Aquele é um espaço importante para todos nós, temos que pensar que este patrimônio cultural, ambiental precisa ser preservado”.

Também estiveram presentes e deram a suas contribuições sobre o assunto a gestora administrativa da CDL, Karine Gomes dos Santos e o superintendente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudeme- AMAMS, Ítalo Mendes.

O presidente e vereador Cláudio Rodrigues (CIDADANIA), agradeceu e destacou a importância de discutir sobre o tema, “O parque precisa ser preservado, neste período de seca é necessário ter maior atenção as queimadas, sabemos do grupo de voluntários parceiros e parabenizamos a todos pelo trabalho para a preservação e potencialidade turística e econômica do nosso município”, finalizou.

SOBRE O PARQUE DA LAPA GRANDE

Criação: Decreto 44.204 de 10/01/2006 e Decreto 46.692 de 29/12/2014

Área: 15.360 hectares

Municípios de abrangência: Montes Claros.

O parque localiza-se no município de Montes Claros, no regional Alto Médio São Francisco, sendo importantíssimo para o município, pois abriga mananciais responsáveis pelo abastecimento de aproximadamente 35% de sua população.

A altitude do parque varia entre 650 e 1.009 metros, e o relevo é caracterizado por maciços calcários, dolinas e sumidouros. O curso d’água principal é o córrego Lapa Grande, também chamado de córrego dos Bois e córrego Pai João.

Dentre as mais de 50 cavidades registradas no parque, destaca-se a Lapa Grande, pelo fato de ser uma das maiores do Estado, com 2,2 quilômetros de extensão, e por sua importância histórico-cultural. Nos primórdios da história de Montes Claros, a Lapa Grande já possuía este nome e era conhecida e frequentada pelos moradores da região.

O complexo de sistema cárstico que abrange parte da área apresenta em sua extensão afloramentos rochosos de calcário, chegando, em alguns casos, a mais de 1.000 metros de altitude. Nestes afloramentos, predominam diversas espécies de cactos e de bromélias.

O Parque abriga importante fragmento do bioma cerrado, com árvores de caules tortuosos e folhas coriáceas, com a cutícula espessa. Destaca-se também a mata seca, que cria duas paisagens completamente distintas na estação seca e na chuvosa. Trata-se de uma zona de transição entre cerrado e caatinga.

Outro patrimônio da unidade é o centenário Casarão das Quebradas, local de grande importância histórica para Montes Claros por ter servido de apoio aos tropeiros que levavam mantimentos para serem comercializados.

Infraestrutura

Centro de visitantes e área de convivência;

Sede administrativa e estacionamento;

Portaria;

Trilhas estruturadas e sinalizadas em português.

Horário de Funcionamento

A visitação é aberta para todos os públicos ocorre aos sábados, domingos e feriados.

De terça a domingo: das 8h às 16h, porém, de terça à sexta, o atendimento é realizado apenas com agendamento prévio para instituições de ensino, associações e ONGs.

________________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504  | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo