Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara debate a Implantação da Lei de Inovação Tecnológica em Montes Claros

Câmara debate a Implantação da Lei de Inovação Tecnológica em Montes Claros

por Cristine Antonini publicado 30/11/2023 10h38, última modificação 30/11/2023 10h38
Câmara debate a Implantação da Lei de Inovação Tecnológica em Montes Claros

A audiência foi proposta pelo vereador Cláudio Rodrigues

Por Arthur Amorim Jr.

A importância da Implantação da Lei de Inovação Tecnológica em Montes Claros foi o tema da audiência pública realizada na noite desta quarta-feira (29). O presidente da Casa, vereador Junior Martins (Cidadania) conduziu a audiência proposta pelo vereador Cláudio Rodrigues (Rede), que também responde pela presidência da Comissão do Meio Ambiente.

Este debate é importante para fortalecer nossa proposta junto ao executivo através de um anteprojeto. Minha sugestão é de que seja realizada reunião ampliada, com as entidades e instituições com o prefeito. A aprovação desta lei será um importante legado que a administração do Prefeito Humberto Souto e esta casa deixará para população.

A consultora sênior para ativação e inovação do ecossistema de inovação de Montes Claros, Lidiane de Araújo, fez uma explanação de como deve ser a implantação da lei de inovação tecnológica do município, mostrando que a inovação precisa passar por um processo criativo e que pode ser individual ou coletivo.

A implantação da lei, segundo o presidente Codemc, Esmeraldo Pizarro, é importante para ajudar as empresas já existentes e as que estão chegando. “Nós temos que encontrar alternativas para abrigar os jovens para poderem produzir para essas empresas em vez de sair para prestar serviços em outros lugares. No Codemc temos câmaras de trabalho e com a criação desta lei nos comprometemos em ter uma direcionada para inovação e tecnologia.”

O presidente da Adenor, Pávilo Miranda, comemorou a presença dos jovens na audiência e ressaltou que a proposta da lei de inovação vai mudar para melhor a vida das pessoas. “Para a ideia se materializar precisamos de uma fonte de conhecimento e de políticas públicas fiscal e para as empresas.”

A criação de um ecossistema e um parque tecnológico foi a defesa feita pelo coordenador do PPGN, Dario Alves. Acrescentou que quando se começa a fazer inovação, não para mais. “Aqui, nós criamos programas de pós-graduação em biotecnologia.”

Walmart Elson, do Sebrae, enfatizou que está na hora de sair da teoria e partir para a prática, através da formatação de uma ideia.

A Fundetec, conforme o seu diretor Flávio Gonçalves Oliveira, tem atuado para unir todas as instituições do Norte de Minas. “Estamos cobrando do Legislativo e do Executivo, um olhar mais forte para ajudar no desenvolvimento desta lei. Por isso, precisamos desta casa para aprovar esta lei de inovação.”

O presidente da ACI Innovation, Helder Lopes Oliveira, acentuou que é um sonho que começa a se tornar realidade. “Com esta lei conseguiremos ter uma política pública de ciência e tecnologia, sendo perene nos próximos anos.”

Estamos escrevendo mais uma página no livro do tempo.” A afirmação foi feita pelo secretário-executivo da Fundetec, Haroldo Lopes. “Desde 2017 que estamos trabalhando nesta proposta e a nossa meta é de que seja implantada no município, uma lei de inovação tecnológica. Inovação requer muita humildade e paciência. Para dar o próximo passo, precisamos do apoio da Câmara Municipal.”

Representando o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edilson Torquato, se comprometeu em levar a proposta ao chefe do executivo. “Tenho certeza que uma reunião como esta, onde todos estão unidos para que esta lei seja aprovada, será importante para mostrar ao prefeito a importância da sua implantação.”

O professor Rômulo Labate cobrou maior interação regional, com projetos voltados para os interesses locais.

O vereador Aldair Fagundes (Cidadania) informou que já foi enviado executivo o anteprojeto da Lei de Inovação Tecnológica, aguardando que ela seja reenviada para Câmara.

Nenhum país se desenvolve sem educação.” Com esta afirmação, o vereador Daniel Dias (PC do B) iniciou a sua defesa em favor da lei, assinalando que Montes Claros precisa dar esse passo adiante. “Temos que apressar para que esta lei seja aprovada. Precisamos investir na pesquisa e na tecnologia. Se houver investimento neste setor, concorreremos de igual para igual com outros países.

O presidente da Casa, vereador Júnior Martins finalizou a audiência afirmando que tudo que for dever do legislativo para ajudar no desenvolvimento de Montes Claros será feito.

______________________________

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br