Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Vereadores cobra ações de melhoria para a Saúde

Câmara de Vereadores cobra ações de melhoria para a Saúde

por Stenio Aguiar publicado 18/10/2023 11h25, última modificação 18/10/2023 11h31

Por Stênio Aguiar

Melhorias na estrutura física e nas ações de cuidado com a saúde das pessoas, em toda a cidade, foi um dos temas de cobrança dos vereadores na reunião ordinária na Câmara Municipal nessa terça-feira (17).

Os vereadores Wilton Dias (PTB) e Edson Cabeleireiro (PV), destacaram as ações do Executivo municipal através do Plano de Investimento no Cidadão (PIC), para a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Nossa Senhora das Graças, que será construído ao lado da Escola Municipal Crisantino Borém, na região do Grande Maracanã.

O parlamentar, que é segundo-secretário da Casa legislativa, também solicitou informações, via requerimento, da Secretaria de Saúde referente à quantidade de exames de mamografia realizados pelo município nos últimos dois anos, no grupo de mulheres com idade entre 50 a 69 anos, bem como a quantidade destes exames que foram realizados em mulheres abaixo desta faixa etária, por recomendação médica.

A vereadora Graça da Casa do Motor (União) reivindicou a reforma do ponto de apoio de serviço médico na comunidade de Marcela e cobrou médicos para o atendimento da população no ponto de apoio da comunidade de Planalto Rural.

O vereador Odair Ferreira (SD) ressaltou a importância do transporte sanitário eletivo destinado a pessoas que precisam se deslocarem para realizar exames e consultas. Destacou ainda, a necessidade do município incluir nesse serviço as pessoas de famílias registradas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. O parlamentar pediu também a implantação da academia ao ar livre no bairro Jardim Olímpico.

O vereador Rodrigo Cadeirante (Rede) ressaltou as reclamações sobre o atendimento no Hospital Universitário Clemente de Faria. “Sabemos que de um lado tem a Prefeitura, no qual está Casa aprovou a liberação do repasse de R$ 15 milhões, do outro lado tem os concursados de 2019. Sabemos que foi reduzido o número de leitos no hospital que afeta diretamente a população que carece de atendimento. Me preocupa o silêncio dos deputados estaduais e federais em relação ao assunto e a atitude do governador em não nomear os aprovados no concurso público”, esclareceu o parlamentar.

O vereador Raimundo do INSS (PDT) destacou a importância do ‘Saúde aos Montes’ e os benefícios que o projeto tem proporcionada às pessoas.

O vereador Reinaldo Carrapicho (Republicanos) falou sobre a falta de médico nas comunidades rurais de Santa Rosa e Ermidinha e pediu providencia para contratar médicos e técnicos de enfermagem, bem como, dentistas para atender a comunidade de Marcela.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
www.facebook.com/camaramoc