Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Montes Claros realiza programa Câmara Sustentável

Câmara de Montes Claros realiza programa Câmara Sustentável

por Jerusia Arruda publicado 14/05/2021 15h50, última modificação 14/05/2021 16h02
Câmara de Montes Claros realiza programa Câmara Sustentável

Por JERUSIA ARRUDA

Desde que iniciou a atual Legislatura, em janeiro deste ano, a Câmara Municipal de Montes Claros está trabalhando na implantação de projetos que promovam a modernização da gestão, a transparência do processo legislativo e a adoção de práticas e consumo sustentáveis.

O presidente Cláudio Rodrigues (Cidadania) explica que a Câmara está se preparando para transferir todos os gabinetes da antiga sede, na avenida João Luís de Almeida, para a nova sede, na rua Urbino Viana, “e é preciso que a Casa modernize seus processos, crie mecanismos eficientes de comunicação e interação com o cidadão, e adote práticas sustentáveis, que respeitem o meio ambiente e contribuam para o desenvolvimento sustentável, premissas de nossa gestão à frente da Casa”, justifica.

Um desses projetos em andamento é o “Programa Câmara Sustentável”, que visa justamente a adoção de práticas sustentáveis para suprir as necessidades da Câmara, sem agredir o meio ambiente e sem comprometer o futuro das próximas gerações.

O primeiro secretário da Câmara, vereador Soter Magno (PSD), explica que a ideia do programa surgiu durante a escavação dos poços para instalação dos elevadores. Na escavação foi detectado um minadouro com nível de água aflorando a 60 cm do piso do subsolo e uma vazão de aproximadamente 2.000 litros de água. “Com esse volume expressivo, vimos a oportunidade de elaborar um projeto para o reaproveitamento da água, que poderia ser destinada para serviços de limpeza e nas descargas dos banheiros. Imediatamente, foi iniciada a abertura de um poço auxiliar e instalado um sistema automatizado para receber a água drenada”, relata.

A Câmara consome, mensalmente, uma média de 73 mil litros de água, e o sistema de drenagem vai produzir cerca de 60 mil litros/mês. Como utilização da água drenada, estima-se uma economia de 60% no consumo. “Isso implica em economia de recursos públicos, com redução da conta de água”, completa o vereador.

Para melhor aproveitamento da estrutura para manejo dessa água, o projeto foi ampliado e também vai incluir a captação e reutilização da água da chuva, e reutilização da água descartada nos sistemas de refrigeração para o mesmo fim. "A água é um bem precioso que não pode ser desperdiçado, principalmente em uma região extremamente seca como é o Norte de Minas”, avalia Soter.

Nesta primeira etapa está sendo feita a drenagem, com escavação profunda do poço auxiliar e instalação de bombas automatizadas. Na segunda etapa, será feita a instalação para reaproveitamento e distribuição da água drenada com capacidade de 12.000 litros de armazenagem e instalação de caixa de coleta de concreto, e do reservatório com capacidade de 5 mil litros. Para realização do projeto, a Câmara conta com apoio técnico da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Montes Claros.

Economia e reciclagem
Inspirado pelos resultados do reaproveitamento da água, o programa Câmara Sustentável foi ampliado e passou a incluir outras ações, como coleta seletiva do lixo, com doação do material reciclável e redução do uso de papel, com a digitalização dos documentos administrativos e legislativos, inclusive com disponibilização dos requerimentos e projetos apresentados pelos vereadores no portal da Câmara, para acesso do cidadão.

Outra ação do programa é a manutenção das janelas abertas e o ar-condicionado desligado, sempre que possível, aproveitando a luz e ventilação naturais para economia de energia – a medida também é uma forma de prevenção à Covid-19. A expectativa é de que a construção de nova sede da Câmara seja concluída com a instalação de painéis para geração de energia fotovoltaica (solar).

Referência e inspiração
A proposta é que o programa Câmara Sustentável sirva como referência e inspiração para realizar debates, com participação de colaborares e dos cidadãos, através da rede de comunicação da Câmara, visando a promoção da conscientização sobre a importância de evitar o desperdício de água e a preservação de recursos hídricos e do meio ambiente.

Além disso, a iniciativa vai contribuir para promover a conscientização sobre a sustentabilidade nas construções por parte das pessoas influentes no mercado de construção, como empreendedores, profissionais das áreas de engenharia e arquitetura, construtores, investidores e de proprietários de imóveis, no sentido de desenvolver projetos que contemplem uma nova relação com água, reduzindo os impactos ambientais e elevando o setor de construção civil do município a um novo nível.

____________________________________________________
Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br