Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Montes Claros lamenta a morte do ex-vereador José Linhares

Câmara de Montes Claros lamenta a morte do ex-vereador José Linhares

por Jerusia Arruda publicado 20/03/2021 19h20, última modificação 30/03/2021 09h59

Por JERUSIA ARRUDA

A Câmara Municipal de Montes Claros lamenta com profundo pesar o falecimento do ex-vereador José Linhares Frota Machado, ocorrido neste sábado (20/03). Linhares foi vereador por dois mandatos e presidente da Câmara em três legislaturas.

No início do ano, Linhares contraiu uma pneumonia que o debilitou muito, vindo a óbito neste sábado. Os parlamentares e servidores da Câmara Municipal expressam as mais sinceras condolências aos familiares e amigos e José Linhares nesse momento de dor. Que Deus possa levar conforto a todos.

Sobre José Linhares
Filho de José Lucas Machado e Maria Linhares Frota Machado, José Linhares Frota Machado nasceu em Januária no dia 17 de fevereiro de 1928.

Com a mudança da família para Montes Claros, iniciou seus estudos no Grupo Escolar Gonçalves Chaves, e, em seguida, estudou no Colégio Diocesano. Formou-se em Direito pela Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) e cursou pós-graduação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Casou-se com Augusta Atayde Machado e tiveram oito filhos: Aurélio, José Linhares Filho, Ângela, Olívia, Augusto, Paulo, Rogério e Cibele.

Trajetória política
José Linhares concorreu pela primeira vez a uma cadeira na Câmara Municipal de Montes Claros nas eleições de 03 de outubro de 1958. Ficou em primeiro lugar na suplência do Partido União Progressista Independente (UPI), e, por este motivo, atuou na Câmara em alguns momentos, em razão das licenças concedidas aos titulares.

Foi um dos fundadores, em meados 1961, da União Democrática Nacional (UDN) em Montes Claros, partido político que o elegeu como vereador mais votado nas eleições de outubro de 1962.

Foi presidente da Câmara Municipal nos períodos 31/01/1963 a 03/01/1964; 06/01/1965 a 05/01/1966, e, reeleito em 15 de novembro de 1970, foi novamente presidente de 31/01/1971 a 05/01/1972.

Alguns dilemas do ofício marcaram a sua passagem pela política, como por exemplo, a pressão para cassação do Prefeito de Montes Claros, Doutor Pedro Santos, em 1972.

Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc