Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara cobra saúde, educação e infraestrutura

Câmara cobra saúde, educação e infraestrutura

por Selma Gonçalves publicado 27/09/2022 13h15, última modificação 27/09/2022 13h15

Por Selma Gonçalves

Foram aprovados na sessão ordinária desta terça-feira (27), nove requerimentos apresentados pelos vereadores.

Entre os requerimentos encaminhados ao Executivo, o presidente da Câmara Cláudio Rodrigues (Rede) apresentou solicitação de reunião como presidente do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais/CRO-MG, o chefe do Executivo e a Secretaria Municipal de Saúde para tratar sobre o piso salarial dos profissionais da Odontologia, bem como o cumprimento do piso salarial da categoria.

Outro requerimento apresentado pelo vereador Cláudio Rodrigues foi a transformação da sessão ordinária do dia 1º de dezembro de 2022 (quinta-feira) em sessão especial e transferida para 19h30, em homenagem aos 50 anos do Clube da Esquina. O evento integra as comemorações de 190 anos de instalação do Legislativo Municipal de Montes Claros. Para representar o movimento musical na Sessão Especial, serão convidados os artistas Mílton Nascimento, Wagner Tiso, Lô Borges, Beto Guedes e Toninho Horta.

Transporte

Graça da Casa do Motor (União Brasil) cobrou a renovação do contrato com os prestadores de serviço de transporte escolar rural. De acordo com a vereadora são cerca de 100 motoristas e 100 monitores: “com a renovação, não haveria demissão, além de dar condições aos motoristas de investir nos veículos para um melhorar o atendimento” disse a vice-presidente da Casa.

A vereadora lembrou que por causa da pandemia, o serviço ficou parado por dois anos e, por isso, pediu também a ampliação do período de uso dos veículos: “Hoje o contrato aceita as Kombis com 10 anos de uso, com a ampliação passaria para 12 anos e os ônibus de 15 para 17 anos. A pandemia deixou os donos de veículos de transporte escolar, descapitalizados. Essas mudanças ajudariam os profissionais a se reestabelecerem financeiramente, podendo adquirir veículos novos, já que muitos vencem no ano que vem”, ressaltou Graça.

Saúde

Maria Helena Lopes (MDB) solicitou a instalação de uma Unidade Básica de Saúde para atendimentos aos moradores do bairro Santo Amaro. De acordo com a vereadora o bairro conta apenas com o Programa Saúde da Família - PSF que funciona em uma casa alugada e por ter muitas famílias, a região necessita urgentemente de um serviço ampliado de assistência à saúde.

Educação

Infraestrutura

A professora Iara Pimentel (PT) cobrou providências em relação à situação vivenciada anualmente por empresários que possuem estabelecimentos localizados na avenida Governador Magalhães Pinto, especificamente em sua bifurcação, nas proximidades da Lagoa do Interlagos.

A vereadora lembrou que região não tem estrutura adequada para o escoamento de água e é grande a deficiência de bueiros que estão constantemente entupidos: “Os empresários pagam impostos, empregam dezenas de famílias e sempre que chove têm seus comércios inundados não só de água mas também de lama e entulho. Por isso, a prefeitura precisa urgentemente trabalhar no escoamento, elaborar e colocar em prática um plano de drenagem para evitar tantos prejuízos”, destacou Iara Pimentel.

Para diminuir o risco de acidentes, o vereador Júnior Martins (Cidadania), pediu a instalação de placas de sinalização de advertências na Avenida Sidney Chaves, do cruzamento com a avenida Ipanema até a Estação de Tratamento de Esgoto - ETE, nos dois sentidos, indicando que se trata de um trecho com alto índice de acidentes.

O Vereador Edmílson Bispo (PSD) solicitou a pavimentação asfáltica da Rua Quatro, bairro Novo Horizonte.

Saúde animal

A Vereadora Ceci Protetora (PP) apresentou um vídeo mostrando a agonia de uma égua que caiu num mata-burro e precisou ser eutanasiada. A vereadora lamentou o não funcionamento do curral e a falta de profissionais da prefeitura para assistir casos de maus tratos e abandono nos finais de semana e feriados. Por isso, solicitou o funcionamento do curral municipal nos finais de semana e feriados.

__________________________________

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –