Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara cobra medidas emergenciais de combate ao aumento do calor

Câmara cobra medidas emergenciais de combate ao aumento do calor

por rayhannetallis@gmail.com publicado 26/09/2023 12h45, última modificação 26/09/2023 12h54
Dezesseis requerimentos foram aprovados em reunião ordinária

Por Rayhanne Tallis

A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou na reunião ordinária desta terça-feira (26), dezesseis requerimentos. Entre eles, requerimentos que solicitam medidas emergenciais para combater os danos causados pelo calor e minimizar os riscos à saúde. A vereadora Ceci Protetora (PP), solicitou que a Copasa possa criar ações de bem-estar aos seres humanos e aos animais, tendo em vista as altas temperaturas enfrentadas nos últimos dias.

“Com o aumento significativo do calor, precisamos nos preocupar com esse fato, no meu requerimento eu solicito a instalação de bebedouros nas principais praças para hidratação dos animais, instalação de tendas para hidratação e atendimento médico para as pessoas que passarem mal e precisarem de ajuda, instalação de umidificadores nos pontos de maior concentração de pessoas e demais medidas para conseguirmos minimizar estes danos”, disse a vereadora.

O requerimento, de autoria da vereadora Iara Pimentel (PT), também cobrou a distribuição de água para a população vulnerável, em especial à população em situação de rua, garantido a hidratação durante as altas temperaturas, o que é essencial para o corpo.

MOÇÃO DE REPÚDIO

O segundo-secretário da Mesa Diretora, vereador Wilton Dias(PTB), apresentou uma moção de repúdio aos atos praticados pela vocalista da banda de forró Mastruz com Leite, "Cantora Daisi Albuquerque", no último sábado contra o município. “Após desembarcar na cidade, a cantora postou um vídeo em suas redes sociais, vexatório, desprezível e reprovável a respeito de Montes Claros, fazendo considerações sobre o aeroporto local e desprezando a cidade. A Casa Legislativa discorda totalmente da atitude da cantora na tentativa de desqualificar o município de forma tão leviana. Assim, requeri que após deliberação do Plenário sejam encaminhadas cópias da moção para a banda de forró Mastruz com Leite, para conhecimento do fato e devidas providências”, ressaltou o vereador.

INFRAESTRUTURA

A vereadora Maria Helena (MDB) solicitou a construção da quadra de esportes na comunidade rural de Taquaril, obra iniciada e que não houve a conclusão do Executivo. Os vereadores Wilton Dias (PTB) e Reinaldo Carrapicho (Republicanos), também, solicitaram obra no campo de futebol localizado no Caic Maracanã. Os vereadores cobraram da Secretária de Educação para gramar o espaço.

Também na área infraestrutura, o vereador Edmilson Bispo (PSD), requiriu que seja feita a pavimentação asfáltica da Rua "A", no bairro Jardim Alegre (Facelas). O vereador Raimundo do INSS (PDT) cobrou a pavimentação asfáltica da rua Quinca Souto, no bairro Vila Atlântida. O vereador Stalin Cordeiro (Pode) solicitou o recapeamento da rua Cadete Cláudio Fernandes, bairro Vera Cruz.

OUTROS REQUERIMENTOS

O requerimento do primeiro-secretário da Casa, vereador Igor Dias (União), solicita alteração da Lei 3.175/2003, que dispõe sobre o Estatuto do Servidor Público do Município de Montes Claros. O vereador pede a possibilidade de ampliar o período de convivência para as mães que adotarem ou obtiver guarda judicial das crianças. A justifica é de que é necessário um período maior para adaptação na fase inicial.

O vereador Eldair Samambaia (PSD) cobrou a possibilidade de celebrar convênio com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para a instalação de fossas sépticas biodigestoras nas comunidades rurais do município. A vereadora Graça da Casa do Motor (União) solicitou, a pedido dos moradores e da associação, a instalação de um consultório odontológico na unidade de Estratégia Saúde da Família, do bairro Jardim Alegre / Facela.

SESSÕES ESPECIAIS E AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

O vereador Claúdio Rodrigues (Rede) solicitou que seja realizada Sessão Especial na Câmara Municipal de Montes Claros no dia 08 de novembro, em homenagem aos 75 anos da EMATER e os 62 anos do Escritório em Montes Claros. O vereador, também, solicitou, junto ao vereador Marcos Nem(PSC) , uma sessão especial no dia 06 de novembro, para entrega do Título de Cidadão Honorário ao Gustavo Crosara.

Os vereadores Graça da Casa do Motor (União) e Elair Gomes (MDB), solicitaram que seja realizada sessão especial no dia 23 de novembro para entrega do Título de Cidadão Benemérito à Edilson de Moraes Lopes. Com a aprovação, o requerimento do vereador Odair Ferreira (Solidariedade), foi marcada audiência pública no dia 04 de outubro, às 08 horas, para debater sobre a necessidade de aprofundamento da ADPF 442, e proteção da vida do nascituro.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br