Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara cobra investimento para desfile dos Catopês na Sapucaí

Câmara cobra investimento para desfile dos Catopês na Sapucaí

por Cássia Soares publicado 24/01/2024 10h32, última modificação 24/01/2024 10h32

Por Rayhanne Tallis

Na reunião ordinária dessa terça-feira (23), os vereadores cobraram o apoio à Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros, que participarão do desfile na escola de samba Acadêmicos de Niterói, no dia 9 de fevereiro, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.

O vereador Daniel Dias (PCdoB) pediu mais atenção da Prefeitura para cobrir os custos e a participação de integrantes da Associação no Carnaval, demonstrando sua grande relevância para a cultura de Montes Claros, que se tornará “o foco da atenção nacional”. A sugestão de Dias é que, caso a Prefeitura não consiga comprometer recursos públicos, poderia, por meio da Secretaria de Cultura, trabalhar com outras empresas da cidade para arcar com os custos necessários. O parlamentar parabenizou a Associação pela coragem, iniciativa e representatividade.

A vereadora Iara Pimentel (PT), também, ressaltou a importância do movimento para a cultura da cidade, como uma festa bicentenária que carrega a história, a religião e o reconhecimento do povo montes-clarense. Ela pediu à Prefeitura o reconhecimento e investimento para garantir a participação da Associação no desfile carnavalesco.

Em seu discurso, a presidente da Comissão de Cultura e Turismo, a vereadora Ceci Protetora (PP), manifestou total apoio à participação dos grupos de catopês, marujos e caboclinhos na festa de Carnaval, que resgata e homenageia todas as culturas do país. A parlamentar disse que a Comissão está se mobilizando para conquistar o espaço dos agentes culturais da cidade, que precisam de mais apoio do poder público.

Sobre os Catopês

As festas dos Catopês em Montes Claros são uma tradição muito antiga na cidade, e atraem milhares de pessoas todos os anos. Essa manifestação cultural é uma mistura de elementos da cultura africana, indígena e europeia, e é realizada em homenagem a São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e ao Espírito Santo. Uma importante patrimônio cultural do Brasil, que valoriza a tradição e a história do país.

Cada uma das três guardas que compõem as Festas de Agosto: Catopês, Marujos e Caboclinhos, representam uma ancestralidade e religião. Os Catopês homenageiam os negros na formação do povo brasileiro, recriando e revivendo a memória e o imaginário do Congado. Os Marujos exaltam os marinheiros portugueses e os princípios do catolicismo. Eles usam vestimentas com as cores azul e vermelho – o azul representando os cristãos e, o vermelho representando os mouros.

Já os Caboclinhos retratam a figura dos indígenas brasileiro. Seus trajes simbolizam as vestimentas indígenas, com enfeites de penas acopladas às roupas vermelhas. A miscelânea de cores, instrumentos, vestimentas, cantos e rezas se unem à devoção da fé.

Catopês na Sapucaí

Com o enredo “Catopês – Um Céu de Fitas”, a escola de samba Acadêmicos de Niterói anunciou que os Catopês de Montes Claros serão o enredo da agremiação no Carnaval do Rio de Janeiro, em 2024. A decisão de homenagear essa importante manifestação cultural do Norte de Minas foi tomada em conjunto pela direção da escola e pelo carnavalesco responsável pelo projeto, Tiago Martins.

Os Acadêmicos de Niterói, que desfilará pela série Ouro, promete levar para a avenida toda a tradição e a magia desses personagens que encantam e emocionam o público nas festas populares da cidade que acontecem, tradicionalmente, no mês de agosto.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
www.facebook.com/camaramoc