Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara celebra os 90 anos de instalação da primeira loja maçônica de Montes Claros

por Jerusia Arruda publicado 15/09/2022 08h00, última modificação 15/09/2022 08h01

Fundada em 1932, a Loja Maçônica Deus e Liberdade sempre foi protagonista na construção da história e em importantes conquistas de Montes Claros e do Norte de Minas

Por JERUSIA ARRUDA

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou nesta quarta-feira (14/09), sessão especial para celebrar os 90 anos de fundação da Loja Maçônica Deus e Liberdade, a primeira do município.

A solenidade contou com a participação de representantes do Grande Oriente de Minas, das lojas maçônicas de Montes Claros e de outras cidades da região, representantes da Ordem DeMolay, dos Cavaleiros Templários e das Filhas de Jó Internacional, autoridades convidadas, além dos parlamentares, dentre eles, os membros da Maçonaria, vereador Cláudio Rodrigues e Valdecy Fagundes, e o vereador licenciado e secretário municipal de Meio Ambiente, Soter Magno.

A sessão foi requerida pelo presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues, que, em sua saudação, destacou o papel da instituição que há 90 anos vem defendendo os princípios iluministas que norteiam as organizações maçônicas — Liberdade, Igualdade e Fraternidade – tendo sempre como propósito o ser humano. “Ao longo desses anos, essa augusta instituição, bem como aqueles que, fazendo parte dessa sociedade, foram protagonistas na construção da história do nosso município e do Norte de Minas, marcando presença em todos os acontecimentos de relevo, sempre exercendo sua influência positiva, propositiva, inovadora e progressista”.

Cláudio Rodrigues relatou que a Loja Maçônica Deus e Liberdade foi fundada em 18 de setembro de 1932, pouco depois chegada da Estrada de Ferro Central do Brasil à região, numa época de grande efervescência social, econômica e cultural. “Nesta época, Montes Claros já se demonstrava vocacionada para o progresso e para o desenvolvimento que a tornariam a maior cidade do Norte de Minas e uma das principais do Estado de Minas Gerais”.

Rodrigues também destacou importantes líderes que fizeram parte do início dessa história. “Falo de José Esteves Rodrigues, seu primeiro Venerável, Dr. Crispim Felicíssimo, Professor Athos Braga, José Ribeiro de Castro, Marçal Ferreira Coelho, Luiz José Magalhães, Sebastião Sobreira de Carvalho, Eduardo Augusto Lico, Gentil Sarmento, Antônio Narciso Pereira, Epaminondas Freire de Lemos, Alfredo Ramos de Abreu, e tantos outros personagens que contribuíram para concretizar esse projeto, que viria a exercer grande influência em marcos históricos e em importantes conquistas do nosso município e região”, citou.

Em seu pronunciamento, Paulo Elmo Pinheiro, presidente do Conselho Maçônico, agradeceu pela homenagem. “A Maçonaria sempre recebeu o reconhecimento e a consideração da Câmara de Montes Claros ao longo desses anos e, em nome do Conselho, quero agradecer aos vereadores do passado e atuais pela deferência”.

Ao final da sessão, Edilberto Colares de Oliveira, Venerável Mestre Loja Maçônica Deus e Liberdade e presidente do Conselho de Veneráveis, destacou o protagonismo da maçonaria na realização de grandes obras em Montes Claros, dentre elas a construção da Rodoviária e da avenida Deputado Esteves Rodrigues, além da criação do Conselho Maçônico de Segurança Pública que passou a articular com os governos estadual e federal, viabilizando investimentos para a melhoria da segurança pública do município. “A loja maçônica surgiu por iniciativa de homens justos, de bons costumes que decidiram transformar a história de Montes Claros. E assim tem sido desde sua fundação”.

O Venerável Mestre também destacou o protagonismo da Câmara na destinação de emendas impositivas para apoiar e fortalecer projetos do município. “Também quero destacar a iniciativa do presidente Claudim pela reabertura da Escola Técnica de Montes Claros, essa unidade tão importante para a formação dos nossos jovens. Quero dizer que a luta passa a ser também da Maçonaria. Vamos iniciar as articulações para fortalecer esse grandioso projeto”, afiançou.

Edilberto Colares finalizou agradecendo a homenagem e a presença de todos. “Agradeço e nos colocamos à disposição da Câmara Municipal para fortalecermos as grandes causas do nosso município e da nossa região. Que o Grande Arquiteto do Universo, justo e perfeito, a todos abençoe, ilumine e guarde”, finalizou.

________________________________________