Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara celebra o Dia das Mães em sessão especial

Câmara celebra o Dia das Mães em sessão especial

por Selma Gonçalves publicado 12/05/2023 11h45, última modificação 12/05/2023 11h59

Por Selma Gonçalves

A Câmara Municipal celebrou o dia das mães em sessão especial, realizada na última quinta-feira(11) homenageando 20 mulheres, indicadas pelos vereadores da Casa, com o diploma América Eleutério Nogueira. Anualmente, a Câmara promove a sessão especial para homenagear as mães que possuem histórias de dedicação e carinho.

O diploma leva o nome da mãe e professora América Eleutério Nogueira, primeira mulher a se candidatar a cargo público em Montes Claros e também a obter carteira de motorista na cidade.

A solenidade foi dirigida pelo presidente da Casa vereador Júnior Martins (Cidadania) que lembrou do seu primeiro ano como vereador, quando pode homenagear sua mãe. Ele destacou que a solenidade é uma forma de prestar honra a todas as mães: “ Uma das maiores, mais difíceis e importantes missões é a de ser mãe e, por isso, essa Casa tem a alegria de prestar homenagem as mulheres que se doam e multiplicam força, amor e carinho para filhos de sangue ou de coração”, enfatizou Júnior Martins.

Duas apresentações especiais foram feitas pelos pelos filhos de uma das homenageadas. Bernardo Gonçalves Dias cantou, a capela, a música perfeitinha e Yasmim Gonçalves Dias declamou uma poesia, de sua autoria, em homenagem a todas as mães.

A vereadora Julinha da Pastoral (Pode) falou em nome dos vereadores e destacou a gratidão às mães que esforçaram para dar o melhor e cuidar bem dos filhos. Lembrou daquelas que, depois de uma jornada de trabalho, ainda consegue forças, disposição, ânimo e, com amor, ensina tarefa, alimenta e leva os filhos a buscar a Deus, em oração, antes de dormir. Também falou sobre as mães que, mesmo sem ajuda dos pais de seus filhos, assumem a árdua missão de sustentar e educar os pequenos sozinhas. Falou das mães que lutam para dar aos filhos portadores de necessidades especiais, uma melhor qualidade de vida e lutam pela inclusão dos mesmos na escola e trabalho. Ela exaltou as mães que, mesmo não gerando filhos no ventre, gestaram filhos de coração.

O Vice-prefeito Guilherme Guimarães, que participou da solenidade, destacou que todas as ações desenvolvidas pela prefeitura é pensando na vida. Ele lembrou que quando se constrói uma cidade cada vez mais justa, mais inclusiva, com mais oportunidades, a prefeitura garante que aquilo que mais sagrado: A preservação de uma família feliz: “Valorizar a família é valorizar a mãe e a vida”, destacou Guilherme.

Em nome das homenageadas, Euna Duarte Gonçalves Guimarães, falou sobre a escolha de ser pedagoga e transformar o local de trabalho num ambiente de aprendizagem, lazer e principalmente amor. Destacou como os filhos desenvolvem na mulher o sentimento de cuidado, amor, proteção e agradecimento a Deus pelas benção de cada dia, entre elas, a capacidade de fazer do seu lar um porto seguro e a alegria de ser avó .

As mães que receberam o diploma América Eleutério Nogueira foram: Maria Cleunice Ferreira Gusmão (Nice), Camila Helen Castro Maia, Miguelina Pereira Santos Veloso, Sônia Aparecida Gomes Martins, Delma Pereira dos Santos, Maria Assunção Virgens Santos, Maria Aparecida Lourenço de Castro (Cida), Jaqueline Pereira de Souza, Eunice Fonseca Martins, Euna Duarte Gonçalves Guimarães, Maria Aquino, Jéssica Pereira Soares, Maria Luíza Meira Araújo, Maria José da Silva Gomes, Cláudia Denise Bicalho Lima, Maria Cristina Santos, Geralda Ribeiro Veloso de Abreu (Dadá), Daniele Souto Chaves Tolentino Guimarães, Maria Aparecida de Araújo Nery e Palmyra Santos Oliveira.

Você pode ver ou rever a solenidade de homenagens as mães <aqui >

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br