Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara celebra cinquentenário do curso de Ciências Econômicas da Unimontes

Câmara celebra cinquentenário do curso de Ciências Econômicas da Unimontes

por rayhannetallis@gmail.com publicado 17/11/2023 12h05, última modificação 17/11/2023 12h06

Por Arthur Amorim Jr.

A Câmara de Montes Claros realizou na noite dessa quinta-feira (16), sessão especial em homenagem ao cinquentenário do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O evento contou com a participação de professores, egressos, acadêmicos e servidores da universidade. A solenidade foi presidida pelo segundo-secretário da Casa, vereador Wilton Dias (PTB).

Autor da proposição, vereador Daniel Dias (PC do B), destacou o orgulho em prestar homenagem ao curso, no seu cinquentenário e da sua trajetória na universidade, como estudante, presidente do DCE até a sua formação acadêmica. Falou ainda que a celebração do cinquentenário do curso de Ciências Econômicas da Unimontes possibilita retornar ao iluminismo, bem como possibilitar que a inserção no ensino superior e a qualificação profissional tem se constituído num instrumento poderoso de redução de desigualdades sociais e de acesso a melhores condições de vida. Dias destacou ainda que foi com propósito de qualificar pessoas para atender as indústrias emergentes na região, bem como para dotar o setor público de pessoas capacitadas ao atendimento dessa nova realidade que foi criado o curso de Ciências Econômicas, inicialmente por meio da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior. “Este curso tem procurado estimular o profissional de economia, por meio de uma visão reflexiva, histórica e transformadora da realidade, com capacidade crítica para analisar o ambiente econômico, com ética profissional, cidadania, respeito ao meio ambiente e senso profissional.”

Por meio de videoconferência, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, expressou a sua satisfação em acompanhar este curso que completa 50 anos, doados ao Brasil e a Minas Gerais. “Quero parabenizar a todos que fizeram esta história. A Unimontes é um grande orgulho para nossa gente. Que o curso de Ciências Econômicas continue sendo sempre um instrumento de cidadania.”

A presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon), Valquíria Aparecida Assis, ressaltou que o momento tem um grande significado para a instituição, bem como a sua contribuição através deste curso, além do legado deixado pelos alunos e professores ao longo de cinco décadas. “Importante destacar a atitude louvável do vereador Daniel Dias em homenagear a universidade através do curso. Celebramos este marco com entusiasmos e orgulho com sucesso e realizações.”

A chefe do Departamento de Ciências, Paula Margarida Bustamantes, assinalou que nos 10 anos, em que está participando do curso, tem conferido à sua diversidade. “Espero que o curso continue contribuindo para o desenvolvimento econômico e combate à desigualdade social.”

O coordenador do curso, Emerson Costa dos Santos, ressaltou que o curso tem sido o farol para o desenvolvimento intelectual e econômico para o Norte de Minas e para o Brasil. “Temos que reconhecer o esforço de todos os participantes, diante dos desafios que são apresentados. Que a paixão pelo aprendizado inspire as futuras gerações. O curso de Ciências Econômicas, nos seus 50anos de existências, já formou 1.259 economistas. Por isso merece nosso reconhecimento.”

O reitor da universidade, Wagner de Paulo Santiago, registrou o seu agradecimento ao vereador Daniel Dias e a Casa legislativa pela homenagem e enfatizou que a Unimontes experimenta um novo tempo na prestação de serviços.

O retorno do vestibular, com cerca de 54 mil inscritos, mostra a força na nossa universidade. Continuamos contribuir com a inclusão de jovens e hoje temos muito que comemorar. A economia é a mola propulsora do desenvolvimento de toda região e do país. O curso ofereceu e continuará oferecendo grande contribuição, exercendo o seu papel de vanguarda com um corpo docente qualificado, e atua em prol do desenvolvimento econômico, atendendo um mercado cada vez mais exigente, buscando sempre combater a desigualdade social. Juntos seguimos em frente, construindo a Unimontes que sempre sonhamos.”

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc