Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara aprova requerimentos que reivindicam mais investimentos em saúde, esporte e infraestrutura

por Cássia Soares publicado 30/01/2024 12h50, última modificação 31/01/2024 07h54

Por Cássia Soares

A Câmara de vereadores aprovou nesta terça-feira (30), oito requerimentos, dos quais, um de autoria do vereador Wilton Dias (PTB) solicita estudo de viabilidade para a realização do “Dia D” de combate às arboviroses, nos distritos de Montes Claros. O parlamentar propõe que o estudo seja realizado por parte da Prefeitura bem como das secretarias de Serviços Urbanos, de Agricultura e de Saúde.

A vereadora Graça da Casa do Motor (União) voltou a solicitar a ampliação do serviço de telefonia móvel para a região rural do município de Montes Claros. Segundo a parlamentar, existem mais de 80 comunidades rurais sem cobertura da telefonia móvel e internet, a qual se faz necessária para a comunicação e acesso a órgãos como Cemig, Gov.br, INSS, registros de boletim de ocorrência, pesquisas e trabalhos escolares, dentre outros serviços.

Na área de infraestrutura foram aprovadas duas solicitações: uma de autoria da vereadora Maria Helena Lopes (MDB) que visa a reforma da praça do bairro Residencial Montes Claros. A outra, apresentada pelo o vereador Soter Magno (PSD), reivindica a instalação de uma faixa elevada na Avenida Nelson Viana, em frente o número 1647, no bairro Morada do Parque. Conforme o proponente, a solicitação é relevante, já que a via possui grande tráfego de veículos pesados, de alunos da E. E. João de Freitas e de transeuntes que ali circulam todos os dias.

O vereador Cláudio Rodrigues (Rede) solicita reajuste do piso salarial dos Agentes Comunitários e Agentes de Combates a Endemias, incluindo o retroativo referente ao mês de janeiro de 2024. O piso Salarial sobre reajustes de salários para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias foi tema de audiência pública na Casa legislativa proposta pelo vereador, segundo o qual, configura a justa valorização desses servidores por parte do município.

Na área do esporte, os vereadores Wilton Dias e Leãozinho (Patriotas), solicitam ao prefeito e à Secretaria de Esportes, um estudo de viabilidade para a construção de uma pista poliesportiva pump track e outra de bike XCO, na cidade. Wilton Dias destacou a importância das pistas, segundo o qual, atenderão a várias modalidades esportivas.

O vereador Stalin Cordeiro (Pode) reivindicou a disponibilização de uniforme e material escolar aos alunos da rede municipal de ensino para ano letivo de 2024. De acordo com o parlamentar, a proposição visa promover àqueles que se utilizam da rede municipal de ensino, condições de mais igualdade, incentivo ao desempenho e desenvolvimento da autoestima, proporcionando ao aluno o senso de pertencimento.

O requerimento apresentado pela vereadora Ceci Protetora (PP), reivindica incentivo financeiro em benefício da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos para auxiliar nos custeios da participação do grupo dos Catopês na escola de Samba Marquês da Sapucaí, durante o carnaval no Rio de Janeiro. Conforme a vereadora, a solicitação prevê abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 34 mil na dotação orçamentária com transferência para instituição privada sem fins lucrativos, visando a valorização da cultura local.

Projetos

Dois Projetos de resolução foram aprovados na sessão desta terça-feira. O do vereador Elair Gomes (MDB), que concede o Título de Cidadão HonorárioValdir Rodrigues da Silva, profissional em artes marciais, sensei de ninjutsu e mestre em Krav Maga, com federação própria em Montes Claros, MG.

O projeto que os vereadores Leãozinho e Wilton Dias apresentaram em conjunto concede medalha de mérito esportivo Antônio Manoel Dias à Maria Cecília Rocha, esportista campeã mundial de clubes femininos em Londres e da FIFA com vários títulos.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 - ascom@montesclaros.mg.leg.br
www.facebook.com/camaramoc