Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara aprova programa treinamento técnico da manobra de Heimlich

Câmara aprova programa treinamento técnico da manobra de Heimlich

por Cássia Soares publicado 12/03/2024 12h38, última modificação 12/03/2024 12h38

Por Selma Gonçalves

Treze requerimentos foram aprovados na sessão ordinária desta terça-feira (12/3) na Câmara de Montes Claros, entre eles o requerimento do vereador Rodrigo Cadeirante (Rede) que solicita à Casa Legislativa a implementação nas dependências da Câmara, um curso técnico para a aprendizagem de manobra de heimlich, que visa salvar a vida de uma pessoa vítima de engasgo. Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.

Ainda na área da saúde, a vice-presidente da Mesa Diretora, vereadora Maria Helena (MDB) solicitou a construção da UBS na área a ser doada pela Associação de Moradores do Conjunto Habitacional do bairro Morada do Parque. Para a parlamentar, a descentralização do atendimento é de fundamental importância para garantir melhor assistência a população.

Educação

A vereadora Graças da Casa do Motor (União) falou sobre a necessidade de ampliação do Cemei José Braz Filho, no distrito de Nova Esperança e pediu a construção de duas outras salas de aula na instituição. A parlamentar salientou que a população das comunidades rurais está crescendo, por isso a importância de garantir mais conforto e segurança às crianças.

Infraestrutura

O vereador Marlus do Independência (PT) pediu que o Executivo municipal a inclusão no PIC (Programa de Investimento no Cidadão), o recapeamento asfáltico da avenida Lago do Tucuruí, no bairro Interlagos e na rua Imperatriz Leopoldina, no bairro Independência.

Soter Magno (PSD) destacou a necessidade da continuidade da duplicação da avenida Osmane Barbosa, do semáforo até a entrada da UFMG e também pediu a inclusão nas obras no PIC.

Reinaldo Carrapicho (Republicanos) cobrou a implantação de uma rede de drenagem pluvial na rua São Gerônimo, próximo à residência de número 135 B, no bairro Prolongamento Todos os Santos II. O parlamentar falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos moradores quando chove e enfatizou a necessidade e a urgência da obra

Trânsito

Visando maior segurança no trânsito e segurança da comunidade escolar, o vereador Odair Ferreira (Solidariedade) solicitou estudo de viabilidade técnica para implantação de faixa elevada em frente a Escola Municipal Hilda Carvalho Mendes, no bairro Dr. João Alves.

Para garantir que mais alunos tenham acesso ao passe livre estudantil, o vereador Daniel Dias (PCdoB) solicitou a prorrogação do prazo para cadastramento e ter acesso ao benefício, a concessão da integração das linhas de ônibus para os estudantes usuários do serviço e maior agilidade nas análises dos requerimentos.

Vários profissionais do transporte coletivo de Montes Claros acompanharam a reunião e o pronunciamento do vereador Stalin Cordeiro (Pode) que pediu ao Executivo, a MCTrans, o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo de Montes Claros e as concessionárias contratadas a reavaliação para reajuste dos salários dos motoristas e cobradores de ônibus urbanos.

Homenagens

Dentro das comemorações do mês da Mulher, o segundo-secretário da Casa legislativa, vereador Wilton Dias (PTB), solicitou que seja agendado para o dia 20 de março de 2024, às 19 horas, sessão especial de homenagens à Delegacia Especializada de Crimes Contra a Mulher. No evento também serão homenageadas as servidoras da Polícia Civil de Minas Gerais.

Audiência Pública

O vereador Cláudio Rodrigues (Rede) sugeriu a realização de audiência pública para debater o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) junto ao Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), para a regularização funcional dos servidores ocupantes dos cargos de Agente de Combate às Endemias, Agente Comunitário de Saúde e Agente Comunitário de Saúde Pública (PSF).
A audiência será no dia 22/03/2024, às 19h, no auditório da antiga Escola Técnica, na Praça da Tecnologia, nº 77, bairro Alto São João.

Esporte e Lazer

Para garantir a inclusão, acessibilidade e dar mais opções de lazer às crianças deficientes, a vereadora Ceci Protetora (PP) cobrou a instalação de brinquedos adaptados nos parques, praças do município.
Para a parlamentar, essa seria uma forma das famílias que têm crianças deficientes se integrarem com outras famílias e apreciarem a natureza.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br

Facebook: www.facebook.com/camaramoc