Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara aprova criação do Dia Municipal do Terceiro Setor

Câmara aprova criação do Dia Municipal do Terceiro Setor

por rayhannetallis@gmail.com publicado 10/02/2026 11h17, última modificação 10/02/2026 11h17

Por Rayhanne Tallis

 

A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou, em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (10/02), seis projetos, sendo dois de autoria do Executivo e quatro do Legislativo. Entre eles, o Projeto de Lei nº 3/2026, de autoria do vereador Wilton Dias (Avante), que institui o Dia Municipal do Terceiro Setor no município. A data será celebrada anualmente em 23 de março e passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Montes Claros.

A proposta tem como finalidade reconhecer, valorizar e dar visibilidade às ações desenvolvidas pelas organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, que atuam de forma complementar ao Estado na promoção de direitos sociais, cidadania, desenvolvimento humano e fortalecimento comunitário. Segundo o autor, o projeto reforça a importância do trabalho realizado por entidades que desempenham papel essencial no atendimento à população e na construção de políticas sociais.

Também foram aprovados três Projetos de Resolução que concedem o Título de Cidadão Honorário de Montes Claros a personalidades que se destacaram pelos relevantes serviços prestados ao município. O Projeto de Resolução nº 1/2026, de autoria da vereadora Carol Figueiredo (PL), concede a honraria ao arcebispo metropolitano Dom José Carlos de Souza Campos. Já os Projetos de Resolução nº 2/2026 e nº 3/2026, ambos de autoria do vereador Eduardo Preto (Pode), concedem o título, respectivamente, a Jean Malta Moura e Juvenal dos Santos Nascimento.

Na pauta do Executivo Municipal, dois projetos foram aprovados. O Projeto de Lei nº 11/2026 institui o Plano Municipal de Segurança Pública, que servirá como instrumento fundamental de planejamento e orientação das ações prioritárias na área. O plano estabelece diretrizes para a atuação da Secretaria Municipal de Segurança Integrada, em cooperação com outras secretarias e com as instituições que compõem o sistema de segurança pública.

Já o Projeto de Lei nº 14/2026 cria o Fundo Municipal para Políticas Penais, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Integrada. O fundo tem como finalidade financiar políticas de alternativas penais, reintegração social de pessoas presas, internadas e egressas do sistema prisional, além de ações de controle e participação social no sistema de justiça criminal. Os recursos poderão ser aplicados em iniciativas como políticas de reinserção social, desinstitucionalização de pessoas internadas em cumprimento de medida de segurança e apoio a conselhos da comunidade e a órgãos de prevenção e combate à tortura.

 

 

_______________________________________

 

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo