Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Autismo: vereadores cobram políticas públicas

Autismo: vereadores cobram políticas públicas

por rayhannetallis@gmail.com publicado 02/04/2024 16h05, última modificação 02/04/2024 16h09

Por Christine Antonini

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, os vereadores da Câmara de Montes Claros, utilizaram a tribuna para cobrar mais políticas públicas voltadas para pessoas que possuem o transtorno, bem como reduzir a discriminação e o preconceito.

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológicos presentes desde o nascimento ou começo da infância. Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5, pessoas dentro do espectro podem apresentar déficit na comunicação social ou interação social, como nas linguagens verbal ou não verbal e na reciprocidade socioemocional.

O vereador Igor Dias (União) reivindicou uma sociedade inclusiva para as pessoas que possuem autismo. Para o parlamentar, não basta agir contra o preconceito e indiferença, é necessário haver o emprego de direitos para que todos possam conviver em um mundo mais justo.

O vereador Daniel Dias (PCdoB) enfatizou a importância do professor de apoio e auxiliares de docência dentro das salas de aulas que ajudam os alunos com transtorno do espectro do autismo. Segundo o vereador, esses profissionais colaboram para que essas crianças se tornem adultos independentes e com conhecimento de suas capacidades e qualidades. “O autismo não é um mundo à parte. Ele faz parte da sociedade que ainda insiste com o preconceito e a falta de inclusão”, defendeu Daniel.

Para a vereadora Ceci Protetora (PP), a conscientização não se limita somente em conhecer o autismo. Mas sim criar políticas públicas que garantam a inclusão e o respeito às pessoas com o espectro autista. “Isso é um compromisso que não podemos ignorar, pois, cada pessoa merece ter seus direitos reconhecidos e suas necessidades atendidas com os recursos necessários para que esses indivíduos possam alcançar seu potencial máximo”, ressaltou a vereadora.

De acordo com o vereador Wilton Dias (Avante), ainda existe o preconceito para com a pessoa do espectro autista, até mesmo na hora de contratar para uma vaga de emprego. O vereador destaca que é preciso ter em mente que a maioria dessas pessoas possui um potencial de sucesso, pois são extremamente criativas e com boas ideias.

O autismo afeta 1 em cada 100 crianças globalmente, segundo a Organização Mundial da Saúde. O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, estabelecido pela ONU em 2007, visa informar sobre o TEA, reduzindo o preconceito e promovendo a inclusão.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
www.facebook.com/camaramoc