Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Audiência defende a cultura da paz nas escolas

Audiência defende a cultura da paz nas escolas

por Athur Jr publicado 25/05/2023 13h30, última modificação 25/05/2023 13h30

Por Arthur Amorim Jr.

A Câmara de Vereadores de Montes Claros realizou na tarde desta quarta-feira (24), audiência pública para discutir o tema “Diga não à violência contra os professores”. O evento foi proposto pela presidente da Comissão de Segurança e Direitos Humanos, vereadora professora Iara Pimentel (PT), que também faz parte da Comissão de Educação, como suplente.

Na abertura dos trabalhos, a proponente da audiência fez um apelo a toda sociedade sobre a necessidade de se construir uma cultura da paz através de política pública.

Precisamos enfrentar violência nas escolas e falar da cultura de paz. O objetivo da audiência é falar do ambiente escolar e buscar alternativas com a participação de toda comunidade. O município tem um conselho de segurança e estou como presidente da Comissão de Segurança e Direitos Humanos. Estamos solicitando que o Conselho Tutelar faça parte do conselho de segurança. Nós entendemos que mais que armas, precisamos de políticas públicas e investimentos nesses profissionais que estão dentro das escolas. Defendo a valorização dos profissionais para criação de uma cultura de paz.”

A professora da Unimontes, Noêmia de Fátima Silva defendeu a proteção de forma integral a todas as crianças e adolescentes.

Não resolveremos o problema que nos assombra se não for feita uma agenda em nível estadual e em todas as esferas do governo. Precisamos garantir que as nossas crianças estejam na escola. Esporte, cultura e educação permanente para todos os professores. E isto significa realizar concurso público. É necessário o combate ao racismo, homofobia e a misoginia, pois elas sempre existiram. Temos que preparar as pessoas para o mercado de trabalho com uma educação de qualidade.”

A presidente do Grêmio Estudantil do Instituto Federal do Norte de Minas – IFMG, Kamille Tawany Ribeiro Maia, demonstrou preocupação em relação à falta de segurança nas escolas que tem afetado a todos.

As nossas escolas não estão imunes e precisamos criar um ambiente de paz para que os professores possam realizar o seu trabalho, com proteção. É necessário auxílio psicológico para os alunos e respeito mútuo.”

A delegada Monique Bicalho, da Polícia Civil, ressaltou a importância da audiência em debater a segurança nas escolas.

Eu não acredito que é com a força repressiva que vamos combater a violência nas escolas. Por isso, a nossa chefia hoje, traz uma preocupação com treinamento dos policiais para que todos estejam aptos nesta questão, promovendo a prevenção com palestras e cursos. Estamos atentos no combate à violência na escola.”

Amanda Maria Lopes, da OAB Escola, explicou que o objetivo deste projeto é servir, levando pautas importante por meio da promoção da Educação cidadã.

A Comissão Direito na Escola é composta por advogados que atuam gratuitamente na realização de cursos, capacitações e palestras nas escolas, mostrando o Direito de uma forma simplificada para que os alunos tenham o melhor entendimento. Já estivemos em várias escolas apresentando temas atuais, como bullying, cyberbullying e outros, sempre com o objetivo buscar a justiça e a paz.”

A jornalista Helen Santa Rosa, representando deputada Leninha, ratificou que o mandato da parlamentar está direcionado na defesa da cultura da paz nas escolas, contando sempre com a participação de todos os agentes na promoção de algumas mudanças para garantir um ambiente seguro nas escolas.

 

A professora Juliana Miranda, do Sind-Educamoc denunciou a falta de investimentos na educação, que deveria ser prioridade, mas que estão sendo feitos cortes de gastos e desvalorizando os profissionais.

Precisamos que a administração faça do discurso a prática. Se os profissionais fossem valorizados não estaríamos aqui hoje discutindo sobre segurança na escola.”

A diretora do Sinpro, professora Nalbar Alves Rocha, cobrou o envolvimento de toda sociedade para estar presente na vida escola, contra a violência. “Os pais têm que ser presentes na vida dos filhos/estudantes.”

O estudante Rodrigues Guedes se mostrou preocupado com os acontecimentos recentes e afirmou que a escola tem que ser um lugar de paz. Culpou os governos anteriores com discursos de violência, homofobia, misoginia e outros. Defendeu a realização de palestras e de psicólogos e uma rede de apoio. “A escola não é só dos alunos e professores, mas de toda comunidade.”

Wellington Araújo, da Guarda Municipal, relatou a atuação nas escolas do município, desde o início da atual administração. Informou ainda que foi criado o botão do pânico para situações críticas e que a Guarda Municipal também tem atuado na prevenção.

O professor Geraldo da Costa Silva enfatizou a necessidade de valorizar as pessoas que estão dentro das escolas.

Temos um tempo integral nas escolas que não tem nada de integral. Falta infraestrutura, governo que paga um dos piores salários para educação. Falta de valorização profissional em relação a cargos e salários.”

O conselheiro tutelar Leonardo Prates defendeu a preparação das crianças desde cedo para ter perspectivas de vida futura.

O isolamento por conta da Covid-19 foi um dos fatores para o aumento da violência nas escolas, através do acesso à internet com assuntos extremistas. Violência nas escolas tem que ser tratado através de uma rede de promoção social.

VEREADORES

O vereador Cláudio Rodrigues (Rede) defendeu a valorização dos profissionais de ensino, a realização de concurso público e a atual administração, que segundo ele, teve uma melhora significativa na educação.

Sobre a audiência, o vereador Daniel Dias (PC do B) enfatizou que discutir a não violência, com a cultura da paz é importante. “O crime de ódio começa com discurso de ódio. Violência não é só física, mas simbólica.”

A vereadora Julinha da Pastoral (Pode) mostrou a necessidade dos pais observarem mais os seus filhos e defendeu o respeito mútuo de alunos e professores. “As famílias e as crianças precisam observar os seus direitos e deveres.”


________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo