Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Audiência debate construção de mineradora em Grão Mogol

Audiência debate construção de mineradora em Grão Mogol

por Cristine Antonini publicado 28/10/2021 10h12, última modificação 28/10/2021 10h12
Audiência debate construção de mineradora em Grão Mogol

A audiência foi proposta pela vereadora Iara Pimentel (PT)

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara de Montes Claros, através da vereadora Iara Pimentel (PT), promoveu, nesta quarta-feira, 27, audiência pública para discutir sobre a construção do complexo de extração de minério de ferro que será implantado em Grão Mogol. A audiência teve o intuito de mostrar os possíveis impactos ambientais causados pelo empreendimento e alternativas para que a mineradora possa ser implantada com segurança.

Para a proponente da reunião, é preciso entender como será o projeto que terá duas barragens de rejeito. “Esse tipo de empreendimento traz impactos ambientais irreversíveis e leva prejuízo para o povo que vive nessas regiões – estamos falando de duas barragens que serão maiores que as de Brumadinho e Mariana”, pontua a Iara.

A deputada estadual Leninha (PT) se mostrou contrária a criação das barragens. Para ela, não há desenvolvimento se vidas são colocadas em perigo. “Durante dez anos esse projeto ficou parado e de lá pra cá, estão tentando implantar. Entretanto, nada mudou nesse período, pelo contrário, estamos cada vez mais sem água – estão querendo construir barragem no semiárido, isso não existe”, enfatizou a deputada.

De acordo com o representante do Partido Unidade Popular e membro da Comissão de Mineração em Minas Gerais, Renato Amaral, é preciso haver discussões para gerar emprego e que mineradoras não são a solução.

A defensora pública, Ana Cláudia Alexandre, pontuou que o projeto visa apenas o benefício econômico, sem pensar nos impactos que isso causará na vida dos "geraizeiro" e no meio ambiente.

O PROJETO

A região Norte de Minas Gerais vai abrigar um complexo de extração de minério de ferro a partir do recebimento de investimentos de capital estrangeiro, através da Empresa Sul-Americana de Metais (SAM).

O projeto, chamado Bloco 08, irá abranger os municípios de Grão Mogol, Padre Carvalho, Fruta de Leite e Josenópolis, e é formado por um complexo minerário para extração e tratamento de minério de ferro, e uma barragem de água para atendimento à mineradora e às comunidades locais.

O Bloco 8 pretende tornar viável a extração e a transformação de minério de ferro de baixo teor, em um produto de alta qualidade para comercialização.

O investimento previsto é de R$ 11 bilhões, com geração de cerca de seis mil empregos durante o pico das obras, e mais de mil durante a operação da empresa.

O deputado estadual Arlen Santiago (PTB) que também participou da audiência defendeu a implantação do projeto como redenção da região beneficiada.

Já participei de pelo menos 15 discussões sobre esse assunto. É um projeto pensado em ambas as partes: meio ambiente e população. Além da geração de emprego, a empresa vai fazer um projeto para armazenar água, em que 50% será para as barragens e o restante para população – sem esse projeto, a água iria embora. Eles também devem fazer mil hectares de irrigação para os agricultores”.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br