Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Audiência cobra realização de concurso público

Audiência cobra realização de concurso público

por rayhannetallis@gmail.com publicado 01/06/2023 13h25, última modificação 12/06/2023 13h22

Por Christine Antonini

A Câmara de Montes Claros promoveu na manhã desta quinta-feira (1), audiência pública para discutir a realização de concurso público no município. A audiência foi proposta pela Professora Iara Pimentel (PT) e contou com a participação de sindicatos de servidores.

De acordo com a proponente do evento, vereadora Iara, dos 13.133 servidores da Prefeitura de Montes Claros, 8mil são contratados. Para a parlamentar, a falta de concursados desvaloriza o profissional e também afeta a previdência municipal.

“Somos acionados constantemente pelos servidores que vivem na insegurança em manter o emprego, pois, podem ser dispensados a qualquer momento. O servidor precisa de amparo trabalhista, como o plano de carreira, e só conseguirá com o concurso público”, defendeu a vereadora.

O representante da Associação Mantenedora da Guarda Municipal, José Domingos Pereira, destacou a necessidade do concurso público voltado para a classe. Segundo ele, a demanda aumentou com a determinação de patrulha presencial nas escolas.

“Nossa necessidade atualmente é de pelo menos 150 novos profissionais. Nosso trabalho duplicou e não temos pessoal para suprir toda demanda”, afirmou.

Para o representante do Sind-EducaMoc, Everton Roberto, além das garantias trabalhistas, o concurso público promove o desenvolvimento da PrevMoc e que a falta dele está levando a previdência municipal à falência.

“Funcionários efetivos possuem a segurança de buscar por melhorias de trabalho sem ter medo de perseguição de alguns gestores”, pontuou.

A deputada estadual Leninha (PT), que participou da audiência de forma remota, enfatizou que os contratados exercem um serviço de excelência em todos os departamentos. No entanto, é preciso preocupar-se com a contribuição da previdência municipal, no qual somente os concursados podem ajudar.

_______________________________

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br