Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Anel Rodoviário Norte de Montes Claros será construído

Anel Rodoviário Norte de Montes Claros será construído

por Jerusia Arruda publicado 01/06/2021 13h17, última modificação 01/06/2021 13h17
Anel Rodoviário Norte de Montes Claros será construído

Por SELMA GONÇALVES e JERUSIA ARRUDA

A inclusão do Anel Rodoviário Norte, que interliga a BR-135, saída de Montes Claros para o município de Januária, à BR-251, saída de Montes Claros para os municípios de Salinas e Janaúba, no conjunto dos projetos do governo de Minas mereceu destaque na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Montes Claros, nesta terça-feira (01/06).

O presidente da Casa Legislativa, vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), ressaltou a importância da decisão do governo em aceitar a solicitação da inclusão da construção do Anel, que será realizado com recursos provenientes do acordo que o governo de Minas Gerais com a empresa Vale. Trata-se de compensação dos impactos causados pelo rompimento da barragem do Córrego Mina do Feijão, em Brumadinho, em 2019.

Cláudio Rodrigues destacou que há 30 anos a população, principalmente da região do Grande Renascença e do Anel Rodoviário Leste, sofrem com o grande trânsito de veículos pesados, que acaba prejudicando e colocando em risco moradores e os próprios motoristas. O parlamentar agradeceu o empenho da administração Humberto Souto. “Uma administração que ficará na história com as grandes e importantes avenidas e também com essa obra do Governo do Estado, com participação do município".

Rodrigues salientou que em conversa com o prefeito, foi informado que, para facilitar a negociação, bastaria trazer o licenciamento ambiental para Montes Claros. "O prefeito está empenhado neste processo, inclusive já participou de audiências públicas, de forma remota, com vários representantes do Estado”, completou.

Para o vereador Junior Martins (Cidadania), uma vitória para o Norte de Minas, que historicamente sofre por falta de investimentos. "Com essa obra que, creio, finalmente sairá do papel, graças ao empenho da atual administração, veremos o desenvolvimento daquela região. Temos vários gargalos, e, juntos, temos que buscar soluções, como a reforma da avenida Osmani Barbosa, a construção da ponte que liga o JK ao bairro Floresta, acelerar a construção da avenida que vai ligar a Albuquerque com a Magalhães Pinto e a Cidade Administrativa.

O requerimento encaminhado pelo presidente da Câmara ao governador Romeu Zema, feito após consulta ao plenário, justifica a importância da obra não só para Montes Claros, mas para toda a região Norte, do Estado de Minas Gerais, e do País como um todo, uma vez que a cidade de Montes Claros é o segundo maior entroncamento rodoviário do Brasil, por onde circulam centenas de veículos de carga, transportando as riquezas produzidas pelas diferentes cadeias produtivas.

“Acreditamos que as intervenções dessa importante obra viária possa ser incluída no conjunto de projetos que será realizado pelo Governo de Minas. O Anel Rodoviário Norte de Montes Claros também se configura como uma importante interligação do fluxo de transporte de passageiros, notadamente aqueles convergentes para as rotas interestaduais que se sobrepõem à malha viária interna”, defendeu o presidente no requerimento.

Entenda o projeto
O acordo entre o Governo de Minas e a Vale estabelece que todos os recursos, da ordem de R$ 37 bilhões, sejam vinculados a projetos específicos, em benefício direto da população (não podendo ser utilizado para pagamento de servidores), sendo que mais de 30% do valor será revertido em ações no município de Brumadinho, o mais afetado pela tragédia.

Esse conjunto de projetos inclui, dentre outras, obras para a melhoria da estrutura dos equipamentos de saúde pública, mobilidade, segurança hídrica, reestruturação tecnológica de órgãos e entidades prestadores de serviço público e reestruturação das forças de segurança e defesa civil estaduais.

O novo traçado do Anel Rodoviário Norte elaborado pelo DER-MG resultará nessa grande obra viária que muito contribuirá na fluidez do tráfego e no desenvolvimento da região. Vale ressaltar que esse estudo envolve um cuidadoso planejamento ambiental e viário, estudo de tráfego e de outras questões destinadas a assegurar que a obra atenda bem às necessidades dos usuários da rodovia e dos municípios envolvidos. Com a obra, aproximadamente 2.500 caminhões de carga deixarão de circular na área urbana de Montes Claros.

____________________________________________________
Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br