Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Alunos do PJ de Francisco Sá participam de sessão na Câmara de Montes Claros

Alunos do PJ de Francisco Sá participam de sessão na Câmara de Montes Claros

por Selma Gonçalves publicado 14/10/2021 12h54, última modificação 14/10/2021 12h54

Por Selma Gonçalves

A Câmara de Vereadores recebeu, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (14), a visita de alunos do ensino médio da cidade de Francisco Sá. Eles fazem parte do projeto Parlamento Jovem da Escola do legislativo e, com apoio da coordenadora do PJ de Francisco Sá, Jerciany Lopes Durães e o presidente da Casa Legislativa daquela cidade José Messias Pereira Durães (PSB), puderam acompanhar de perto os trabalhos dos vereadores de Montes Claros na discussão e votação de projetos e requerimentos.

O presidente da Câmara de Montes Claros, Cláudio Rodrigues falou sobre da importância e o apoio que o Parlamento Jovem recebe dos 23 vereadores: “ A Escola do Legislativo ajuda no despertamento do jovem para a cidadania e o interesse pelos assuntos políticos. O estímulo e apoio à participação dos adolescentes é de fundamental importância na formação de cidadãos conscientes sobre seus direitos e deveres”, destacou o vereador.

Para o presidente da Câmara de Francisco Sá, apoiar o projeto é uma forma de estimular os jovens a participar da política: “Esse é o primeiro ano de Parlamento Jovem em Francisco Sá. Mesmo com a pandemia não medimos esforços para implantar o projeto, buscar alunos participantes, porque entendemos que o envolvimento deles nas discussões de temas, como o deste ano que é Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, é preparar pessoas na busca por um mundo melhor”, destacou José Messias.

A coordenadora do PJ de Francisco Sá Jerciany Lopes Durães agradeceu o interesse das alunas: “Estamos encerrando um ano de trabalho e temos estudantes muito interessadas em debater e buscar conhecer cada vez mais sobre a política. Acredito que quanto mais jovens se envolverem na política mas chances teremos de viver em um mundo melhor”, destacou Jerciany.

O Diretor da Escola do Legislativo de Montes Claros Carlos Frederico fez um breve balanço das atividades do parlamento Jovem neste ano. “Mesmo diante de pandemia, conseguimos levar adiante o projeto e colher bons frutos e despertar nos jovens o senso crítico e interesse pela política”, destacou o diretor.

A vereadora Iara Pimentel (PT), que é professora, elogiou o envolvimento dos estudantes, principalmente de mulheres com o Parlamento: “Queremos mais mulheres na política e ver o comprometimento delas com o PJ e o apoio das Câmaras é de grande valor”, destacou a vereadora.

Para a estudante Evelyn Ariel Cardoso Barbosa o PJ foi um divisor de águas na vida dela e das colegas: “Pode parecer uma coisa pequena, mas participar destas reuniões online e presencial tem sido de grande valia. Está agregando conhecimento e, com certeza, influencia nosso presente e influenciará positivamente no nosso futuro”, comentou Evelyn.

A aluna Sarah Emanuelle Durães Damasceno falou sobre a importância de participar de oficinas que discutem temas importantes na atualidade: “Este ano estamos discutindo, as políticas públicas, meio ambiente e desenvolvimento sustentável e está sendo muito interessante ouvir e aprender com autoridades no assunto”, finalizou Sarah.

Vale lembrar que as Câmaras, escolas e estudantes, interessados em participar do Parlamento Jovem em 2022, já podem se inscrever. O tema escolhido para ser trabalhado no ano que vem é “Saúde Mental”. Os interessados podem ligar para a coordenação da Escola do Legislativo: (38) 98801 9671.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br