Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Preservação da história de Montes Claros em pauta na Câmara Municipal

Preservação da história de Montes Claros em pauta na Câmara Municipal

por Cássia Soares publicado 26/03/2024 14h15, última modificação 27/03/2024 08h59

Por Selma Gonçalves

A construção da sede própria do museu de Montes Claros foi um dos 15 requerimentos aprovados na Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (26/3). A proposta foi do vereador Valdecy Contador (Cidadania) que pediu a inclusão da obra no Programa de Investimento do Cidadão (PIC).

O parlamentar explicou que a construção do museu municipal tem como finalidade promover o resgate histórico, cultural, econômico, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, uma vez que no município existem vários acervos que hoje estão no Museu Leonardo Campos, um espaço pequeno e com horário de atendimento reduzido.

Na área da saúde, o vereador Rodrigo Cadeirante (Rede) solicitou do Executivo municipal a capacitação de pessoas, em todas as secretarias da Prefeitura, para praticarem a manobra de Heimlich.

Esporte e lazer

A instalação de uma academia ao ar livre na avenida 200, no bairro Jaraguá II e na praça Nossa Senhora Aparecida, no bairro Jardim Alvorada foi requerimento apresentado pelo vereador Elair Gomes (MDB).

Igor Dias (União) pediu a implementação de uma feirinha semanal no parque Cândido Canela. Para o parlamentar, esta é uma forma de estimular a visitação e oferecer mais uma opção para exposição e comércio do artesanato e culinária de Montes Claros.
Para garantir mais opção de lazer no bairro Castelo Branco, o vereador Cláudio Rodrigues (Rede) também pediu a instalação de uma academia ao ar livre na região.

Transporte

A vice-presidente da Casa legislativa Maria Helena (MDB) cobrou o retorno do transporte coletivo na comunidade rural de Canto do Engenho, destacando a necessidade e a dificuldade de locomoção das famílias da região.

E para garantir mais segurança dos pedestres e melhor tráfego em Canto do Engenho o vereador Edson Cabeleireiro (PV) solicitou ao executivo o estudo para a implantação de faixas elevadas ou redutores de velocidade, na localidade.

Odair Ferreira (Solidariedade) pediu a alteração na rota do transporte coletivo das linhas 2203, 3301, para que possa fazer o trajeto passando pela APAE, principalmente nos horários de 6h40, 11h, 12h40 e 17h, onde o fluxo de alunos, pais e trabalhadores aumenta consideravelmente.

Infraestrutura

Stalin Cordeiro (Pode), em seu pronunciamento, alertou sobre a situação da iluminação no mercado municipal. Ele também destacou a precariedade dos banheiros e pediu a reforma dos sanitários além da troca das lâmpadas queimadas.

Raimundo do INSS (PDT), se mostrou preocupado com os acidentes de trânsito, pediu a instalação de placa de sinalização e quebra-molas na rua “F”, no bairro Vila Atlântida.

Reajuste salarial

Daniel Dias (PCdoB) falou sobre necessidade de valorização do trabalhador e solicitou o pagamento do adicional de 40% do salário-mínimo nacional a todos os servidores municipais que atuam diretamente no atendimento à saúde mental e ronda da Guarda Municipal nas unidades de atendimento da saúde mental do município (Centros de Atenção Psicossocial (CAPS e Unidades de Acolhimento).

Homenagens

O vereador Soter Magno (PSD) solicitou e foi aprovada a transformação da reunião ordinária do dia 16 de maio de 2024 em reunião especial, com transferência para às 19h, para entrega do título de cidadão honorário ao pastor da Igreja Adventista Moisés Dias de Carvalho Júnior.

Também foi aprovado pelos parlamentares, o requerimento do presidente da Casa Legislativa Junior Martins (Cidadania), com pedido de solenidade especial em homenagem aos 120 anos do Asilo São Vicente de Paulo e Conferência Nossa Senhora da Conceição e São José. O evento foi agendado para o dia 15 de maio de 2024, às 19 horas.

Em comemoração aos 70 anos de fundação do clube de futebol do Distrito de São Pedro da Garça, “São Pedro Futebol Clube”, o segundo secretário vereador Wilton Dias (Avante) solicitou que seja agendada para o dia 17 de maio de 2024, sexta-feira, às 19 horas, Sessão Especial de homenagem pelos relevantes serviços prestados a região e cidade de Montes Claros.

O Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez também será homenageado pela Câmara pelos 63 anos de serviços na educação e cultura de Montes Claros e região. A proposta da vereadora Iara Pimentel (PT) foi aprovada por unanimidade. A Sessão especial será no dia 12 de abril, às 19 horas

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br

Facebook: www.facebook.com/camaramoc