Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Agenda de Eventos / SESSÃO ESPECIAL em comemoração ao Centenário de Darcy Ribeiro

SESSÃO ESPECIAL em comemoração ao Centenário de Darcy Ribeiro

por Jerusia Arruda publicado 09/08/2022 11h20, última modificação 21/10/2022 10h51
10/11/2022
de 19h00 até 21h00
(Brazil/East / UTC-200)

SESSÃO ESPECIAL em comemoração ao Centenário de Darcy Ribeiro

Data: 10 de novembro de 2022 | Quinta-feira
Proponente: Vereador Cláudio Rodrigues

SOBRE O HOMENAGEADO
Antropólogo, sociólogo, professor, escritor, indigenista e político, Marcos Darcy Silveira Ribeiro, conhecido publicamente como Darcy Ribeiro, nasceu em Montes Claros no dia 26 de outubro de 1922. Seu pai era um pequeno industrial e sua mãe uma professora primária. Seu pai morreu quando tinha apenas 3 anos de idade, o que o fez ir morar com seus avós junto com sua mãe.

Darcy Ribeiro estudou na primeira faculdade de Ciências Sociais no Brasil, a Escola de Sociologia e Política de São Paulo, vinculada à Universidade de São Paulo (USP). Formou-se antropólogo em 1946 e, entre 1947 e 1956, trabalhou para o Serviço de Proteção ao Índio, que atualmente corresponde à Fundação Nacional de Apoio ao Índio (Funai).

No ano de 1948, casou-se com Berta Gleizer Ribeiro, antropóloga e etnóloga de grande importância na construção da antropologia brasileira.

A partir 1955, Darcy Ribeiro passou a se envolver mais com as questões educacionais e institucionais de universidades no país, em conjunto com Anísio Teixeira. Participou da construção da Universidade de Brasília, e em sua inauguração, em 1961, foi nomeado o primeiro reitor da universidade. Em 1962, Ribeiro assumiu o Ministério da Educação e Cultura.

Em 1964, o governo Goulart acabou culminando no golpe militar. Darcy Ribeiro teve então de deixar o país e se exilar no Uruguai. Conseguiu retornar em 1968 ao Brasil, mas com a edição do AI-5 foi preso em dezembro. Assim, ele ficou preso até 1969 e absolvido. Entretanto, seus problemas políticos e institucionais permaneceram, e deixou o país diversas vezes. Retornou definitivamente em 1976, sendo lhe concedido anistia em 1979.

Mais tarde, aliou-se a Leonel Brizola e compuseram o Partido Democrático Trabalhista (PDT) para reavivar o movimento trabalhista pré-1964. Em 1982 se lançou como vice-governador do Rio de Janeiro pelo mesmo partido com a liderança de Brizola, e venceram as eleições. Nesse período, atuou principalmente na área da ciência, da educação e da cultura.

Em 1994, na candidatura à presidência de Leonel Brizola, foi lançado como candidato à vice-presidência. Nessas eleições, quem venceu foi Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

No mesmo ano, Ribeiro foi internado em estado grave de câncer. Após um mês de internação fugiu do hospital sem ordem médica para terminar o seu livro, ‘O povo brasileiro’, no qual trabalhou por 30 anos. Darcy Ribeiro faleceu em 17 de fevereiro de 1997.