Você está aqui: Página Inicial / Câmara de Vereadores reivindica reajuste salarial a servidores municipais

Câmara de Vereadores reivindica reajuste salarial a servidores municipais

por Stenio Aguiar publicado 02/05/2023 12h29, última modificação 02/05/2023 12h29

Por Stênio Aguiar

Um dos assuntos discutidos na sessão ordinária desta terça-feira (2), na Câmara Municipal, foi o reajuste dos servidores municipais de Montes Claros. Os vereadores cobraram do Executivo o Projeto de Lei para aprovação do aumento salarial a todas as categorias.

O vereador Daniel Dias (PC do B) disse que a data-base em Montes Claros é março, mas até o momento o Executivo ainda não enviou ao Legislativo, o Projeto de Lei que prevê o reajuste com base na correção da inflação registrada no período. “Hoje, o servidor só recebeu R$ 1.302 no último dia 28, porque a legislação prevê o pagamento de pelo menos o mínimo. O Executivo precisa valorizar mais os seus servidores”, disse Dias.

A vereadora Iara Pimental (PT) destacou as comemorações do Dia do Trabalhador, data em que foi reajustado a salário mínimo e que passou a vigorar a nova tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), no entanto disse que o município de Montes Claros tem falhado na concessão de melhores salários aos servidores. “O plano de cargos e salários, bem como o pagamento do Piso Salarial dos Professores e dos demais servidores da Educação, da Guarda Municipal e dos profissionais da Saúde ainda precisa ser estudado pelo Executivo junto com a Secretaria de Planejamento do município para que atenda a todas as categorias”, ressaltou.

O vereador Wilton Dias, segundo-secretário da Mesa Diretora, também reivindicou do Executivo o reajuste do salário dos servidores municipais de Montes Claros. “Espero que a demora para o envio do Projeto de Lei para esta Casa seja em virtude de um estudo detalhado para a concessão de um ganho real para os servidores”, acentuou Dias.

O vereador Cláudio Rodrigues também cobrou posicionamento do Executivo em relação ao reajuste do servidor municipal, como forma de valorização do serviço prestado pelas categorias de servidores do município. Solicitou ainda análise para que os agentes de saúde também sejam contemplados no piso dos agentes de endemias.

AUMENTO DO DESEMPREGO

Em sua fala o vereador Raimundo do INSS (PDT) ressaltou a necessidades do município, do Estado e da União proporcionar mais oportunidade às pessoas com mais de 50 anos. Citou que no Brasil há mais de 9 milhões de pessoas desempregadas e que para estes, não há o que se comemorar nesse Dia do Trabalhador. Sugeriu que o poder Executivo promova cursos profissionalizantes que possibilita a reinserção dessas pessoas no mercado de trabalho.