Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vice-prefeito Guilherme Guimarães será o homenageado deste ano com a Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros

por Jerusia Arruda publicado 14/06/2022 12h30, última modificação 14/06/2022 12h52

Por JERUSIA ARRUDA

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros desta terça-feira (14/06), os vereadores aprovaram por unanimidade a indicação do nome do vice-prefeito e secretário municipal de Serviços Urbanos, Guilherme Augusto Guimarães Oliveira, para receber a Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros, a maior honraria outorgada pelo Legislativo Municipal, concedida anualmente a cidadãos que realmente contribuíram e contribuem com relevantes serviços para o município

O Projeto de Resolução que concede a homenagem é de autoria da Mesa Diretora. “Guilherme é um servidor público, professor, ambientalista, um sonhador, conhece cada rua do nosso município, tem contribuído ao longo dos anos com o desenvolvimento da nossa cidade, e agora mais ainda, como vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, ajudando o prefeito Humberto Souto a fazer a melhor gestão da história de Montes Claros”, justifica o presidente, vereador Cláudio Rodrigues.

A solenidade da 50ª edição de outorga de Medalha será realizada no 03 de julho, no plenário da Câmara Municipal, no dia do aniversário de 165 anos da Cidade de Montes Claros.

O vereador Rodrigo Cadeirante (Rede) destacou que a medalha até pouco tempo era cunhada em ouro maciço. “Mas a partir de um projeto de lei de minha autoria e aprovado por unanimidade nesta Casa, a medalha passou a ser banhada a ouro 18 quilates, reduzindo, assim, os custos de produção, cuja previsão orçamentária era em torno de 17 a 40 mil reais. Mas ressalto que isso não diminui o brilho e o valor da homenagem, que merecidamente será outorgada ao Guilherme Guimarães, cujo nome agrada a todos os montes-clarenses. Guilherme é o responsável por tocar as obras públicas e pela grande evolução do município nos últimos anos na área de infraestrutura”, avalia.

A vereadora Professora Iara Pimentel (PT) também destacou a representatividade do homenageado para Montes Claros. “O professor Guilherme tem grandes contribuições para o nosso município, e uma importante caminhada na construção do

Sobre o homenageado
Genuíno cidadão montes-clarense, Guilherme Augusto Guimarães nasceu em 06 de agosto de 1964, é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização e mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Pesquisador e analista ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) por 25 anos, é professor universitário da Unimontes desde 1998, onde ocupou a Chefia do Departamento de Geociências e responsável pela criação do Curso de Engenharia Civil, do qual foi coordenador no período de 2012 a 2017. Também foi coordenador e professor do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Santo Agostinho e da FACIT.

Na gestão pública, Guilherme Augusto ocupou o cargo de secretário municipal de Planejamento e Coordenação de Montes Claros no período de 2005 a 2007, e secretário municipal de Infraestrutura de Montes Claros de 2017 a 2020. Foi presidente do Instituto Randhal Juliano (2007/2008), presidente da Associação Regional de Engenheiros Arquitetos e Agrônomos do Norte de Minas Gerais (ÁREA), coordenador da Superintendência Regional do COPAM, inspetor do CREA/MG, conselheiro e coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do CREA/MG, diretor regional da Subseção da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e presidente do CODEMA de Montes Claros.

Atualmente, além e ocupar o cargo de vice-prefeito e secretário municipal de Serviços Urbanos, Guilherme Guimarães é diretor-presidente da Agência Municipal de Água e Saneamento Básico de Montes Claros (AMASBE).

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br