Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores visitam 55º Batalhão de Infantaria e conhecem projetos realizados pela unidade na região

por Admin publicado 13/04/2022 14h15, última modificação 13/04/2022 14h20

Atendendo convite do comandante do 55º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, coronel Hidelgard Borba de Vasconcelos, vereadores de Montes Claros, compareceram na manhã desta quarta-feira naquela unidade, onde tiveram oportunidade de conhecer de perto toda estrutura, o trabalho e as missões ali realizadas. Os integrantes do legislativo foram informados da parceria com a sociedade, a exemplo do programa Força no Esporte e o projeto João do Pulo.

Hoje a estrutura do 55º Batalhão conta no seu efetivo com 500 pessoas, sendo deste total 233 entre soldados e recrutas. Quanto aos projetos, o Força no Esporte atende 230 crianças com atividades esportivas, reforço escolar, lanche e outros. Trata-se de uma parceria com a Prefeitura de Montes Claros e destinada a crianças em vulnerabilidade social. Já o projeto João do Pulo atende 25 crianças autistas, com diversas atividades. A parceria é com a ANDA - Associação Norte Mineira de Apoio ao Autista.

Uma das preocupações apresentadas foi em relação a estudos de reestruturação das Forças Armadas que podem resultar na diminuição do contingente, ou extinção de algumas unidades.

O presidente da Câmara, Cláudio Rodrigues (Rede), Claudim da Prefeitura, em sua fala citou a importância do 55º BI como referência para o município, comprometendo a mobilização do Legislativo para o fortalecimento e a defesa da instituição.

O deputado Carlos Pimenta (PDT), que também compareceu ao encontro, comentou sobre a importância da sociedade externar publicamente o que representa a unidade do Exército para o Norte de Minas. Elogiou o trabalho social envolvendo crianças carentes e autista do município, oportunidade em que se comprometeu a usar a tribuna da Assembleia Legislativa para mostrar a importância do Batalhão para a região.

Também usaram da palavra o vereador Marcos Nem (PSC) que afirmou ter apresentado requerimento sugerindo homenagem ao 55º BI pelos seus 47 anos, cuja solenidade está marcada para o dia 19 de maio. O vereador Elair Gomes (MDB), reforçou o compromisso de envolver com o fortalecimento do Batalhão, lembrando que fez parte das Forças Armadas por 9 anos como sargento. A vereadora Graça da Casa do Motor (PSL), fez o compromisso de unir os 23 vereadores para elaboração de documento mostrando a importância da Unidade bem como o compromisso de defendê-la. A mesma posição foi apresentada pelo vereador Rodrigo Cadeirante (Rede).