Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores recomendam cautela na retomada das atividades presenciais

Vereadores recomendam cautela na retomada das atividades presenciais

por Jerusia Arruda publicado 16/11/2021 10h51, última modificação 16/11/2021 10h51
Vereadores recomendam cautela na retomada das atividades presenciais

A vereadora Graça da Casa do Motor destacou que a retomada é motivo de comemoração, mas é preciso conscientização para manter o controle da doença

Por JERUSIA ARRUDA

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros desta terça-feira (16/11), os vereadores destacaram a retomada das atividades de forma presencial, não apenas no âmbito do legislativo, mas em todo o município, com o avanço da vacinação contra a Covid-19, a redução dos casos graves e o controle da pandemia.

A vice-presidente da Casa Legislativa, vereadora Graça da Casa do Motor (PSL), destacou que a retomada é motivo de comemoração, mas é preciso conscientização para manter o controle da doença. “Sabemos que a pandemia não acabou, mas se mantivermos as medidas preventivas e os cuidados necessários, e todos tomarem a segunda dose da vacina, é possível ir retomando a rotina, aos poucos”, observa.

O vereador Raimundo do INSS, primeiro-secretário da Câmara, também destacou a importância de se manter os cuidados preventivos. “O Coronavírus mudou a situação do mundo. Hoje a referência das pessoas é usar o álcool em gel, lavar as mãos, usar máscara de proteção, e é importante continuar com a mesma vigilância e manter essas regras de prevenção e cuidado para que possamos avançar para um novo estágio”, completou.

Demandas
Entre as demandas apresentadas na sessão, os vereadores destacaram a necessidade de manutenção das estradas rurais, que estão muito danificadas após as fortes chuvas que caíram na região. “Os acessos a algumas comunidades, como Canto do Engenho, por exemplo, estão intransitáveis”, citou o vereador Edson Cabeleireiro (PV).

Outra solicitação, apresentada pelos vereadores Cláudio Rodrigues (Cidadania) e Eldair Samambaia (PSD) é a construção de pista de caminhada no entorno da linha férrea, nas imediações dos bairros de Lourdes, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Vera Cruz e adjacências. “As pistas de caminhada se configuram como um espaço adequado para a prática esportiva, proporcionando maior segurança para a população, além de promover a integração da comunidade do bairro, incentivando o cuidado e o zelo do espaço público, e a melhoria da estrutura do meio urbano”, justifica Cláudio Rodrigues, presidente da Câmara.

Os vereadores também apresentaram diversos pedidos da população relativos a obras e serviços, como construção de quadras esportivas, instalação de postes e iluminação de led, reforma de escolas e unidades de saúde, serviços de drenagem e pavimentação asfáltica. Uma delas foi a reforma da quadra do bairro Major Prates, apresentada pelos vereadores Igor Dias (PSL) e Stalin Cordeiro (Podemos), e a reforma do Cemei do Distrito de Santa Rosa de Lima, apresentada pelo vereador Reinaldo Barbosa (Republicanos).

Homenagem
A sessão ordinária foi iniciada com um minuto de silêncio em memória ao jornalista e escritor Felipe Gabrich, que faleceu na semana passada, e em seus pronunciamentos, vários vereadores lamentaram a perda. “Gabrich dedicou a vida ao desenvolvimento de Montes Claros e do Norte de Minas, fez de sua caneta uma arma e das redações sua trincheira de batalha diária para que nossa cidade se agigantasse e entrasse no rol das maiores e melhores cidades do Brasil”, destacou o vereador Eldair Samambaia.