Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores cobram retorno das cirurgias eletivas

Vereadores cobram retorno das cirurgias eletivas

por Cristine Antonini publicado 28/06/2022 11h22, última modificação 28/06/2022 11h22

POR CHRISTINE ANTONINI

O retorno das cirurgias eletivas foi assunto da sessão ordinária desta terça-feira (28), na Câmara Municipal de Montes Claros. Os vereadores receberam diversas solicitações de pacientes que estão há anos na fila de espera. A situação pandêmica, provocada pela Covid-19, suspendeu a realização das cirurgias eletivas, devido a superlotação dos leitos hospitalares.

Cirurgia eletiva é aquela programada, não considerada de urgência, sem risco de morte ao paciente. Entretanto, algumas necessitam de intervenções graves, como cirurgia de hérnia, remoção de pedras nos rins ou de apêndice. A vereadora Professora Iara Pimentel (PT) solicitou esclarecimentos da Secretaria de Saúde sobre o que está acontecendo com o SUS, pois, são inúmeras as denúncias de falta de médicos e a reivindicação por atendimento humanizado nas redes hospitalares.

“Precisamos entender essa precariedade para que possamos, como legislativo, cobrar mais do Poder Executivo, uma atuação séria, em relação a preservação da vida. O município precisa apresentar estratégias, políticas públicas de prevenção à saúde da população”, reivindicou a vereadora.

O vereador Marcos Nem (PSC) sugeriu um mutirão para realização das cirurgias eletivas. Ele aponta que as pessoas não estão conseguindo nem mesmo agendar uma consulta médica para posteriormente marcar a cirurgia. “Solicitamos que a Secretaria de Saúde reúna com os hospitais para analisar o que cada unidade pode oferecer na área das cirurgias eletivas, pois a população está realmente necessitando desta demanda”, ressaltou o parlamentar.

O vereador Wilton Dias (PTB) trouxe uma denúncia envolvendo a falta de agilidade de atendimento no hospital Alpheu de Quadros. De acordo com ele, um paciente chegou à unidade às 9h e foi atendido somente às 15h.

“A Secretaria de Saúde de Montes Claros possui o maior orçamento do estado e está deixando a população sem atendimento digno; pacientes ficam esse tempo todo sem alimentação. Isso é um absurdo!”, repudiou o vereador.

Segundo o vereador Aldair Fagundes (Cidadania), o deputado federal Marcelo Freitas (PSL) destinou uma emenda para saúde, com a finalidade de desafogar a fila das cirurgias eletivas.

“Não é justo as pessoas venderem o que não têm, realizar rifas e bingos para fazer procedimentos que deveriam ser custeados pelo SUS. Recebemos a denúncia que são 12 mil pessoas na fila de espera, isso é desumano”, pontuou o vereador.

Todas as reivindicações foram encaminhadas para a Secretaria de Saúde.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br