Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores cobram melhorias no trânsito e infraestrutura urbana

Vereadores cobram melhorias no trânsito e infraestrutura urbana

por Athur Jr publicado 25/04/2023 15h10, última modificação 25/04/2023 15h10

Por Arthur Amorim Jr.

A Câmara de Vereadores aprovou nesta terça-feira (25), 13 requerimentos. A maioria foi direcionada a melhorias no trânsito e infraestrutura urbana.

Quatro vereadores apresentaram requerimentos solicitando estudos técnicos para instalações de semáforos e disponibilidade de linha de transporte coletivo. O vereador Reinaldo Barbosa (PRB) cobrou a instalação de semáforo de pedestre com botoeira, na avenida Amintas Jacques de Morais, próximo ao novo Supermercado BH.

A colocação de faixa elevada na avenida Antônio Versiane Athaíde, em frente ao número 205, no bairro Santo Antônio I, foi o pedido feito pelo vereador Edmilson Bispo (PSD).

O vereador Raimundo Pereira (PDT) solicitou em seu requerimento a instalação de semáforo na rua Januária, esquina com a Rua Doutor Veloso, localizada na área central.

A solicitação do vereador Wilton Dias (PTB) foi pela disponibilidade de uma linha de transporte coletivo urbano que ligue ao novo cemitério, localizado na avenida Facela, 9999, bairro Jardim Primavera.

INFRAESTRUTURA URBANA

No setor de infraestrutura urbana, três vereadores apresentaram suas solicitações. O vereador Cláudio Rodrigues (Rede) cobrou o patrolamento e cascalhamento nas estradas principais de acesso às comunidades Ponta do Morro, Riacho do Fogo I e II, Mamonas, Rio Verde, Campo do Meio, Cruzinha e Facelas.

A realização de limpeza dos canteiros e área verde, bem como revitalização da Praça da Vila Atlântida, com instalação do playground, foi o requerimento apresentado pela vereadora Julinha da Pastoral (Pode).

O pedido do vereador Eldair Samambaia (PSD) foi pela reforma da praça do bairro Esplanada, inclusive com instalação de playground, com foco na melhoria da comodidade, bem-estar socioambiental e segurança dos usuários.

SAÚDE

A cobrança da vereadora Graça da Casa do Motor (União Brasil) foi direcionada a Secretaria Municipal de Saúde, sugerindo a possibilidade do fornecimento de exames médicos admissionais para os que serão contratados nas secretarias, como os cargos de pedreiros, serventes, ajudantes de serviços gerais, cantineiras, serviços de zeladoria, como, por exemplo, o exame de Audiometria, também, os professores, que precisam apresentar, como, por exemplo, o exame de videolaringoscopia, dentre outros exames conforme o cargo.

SERVIDORES PÚBLICOS

A vereadora Professora Iara Pimentel (PT) reivindicou que seja encaminhado a Casa Legislativa, projeto que vise melhoria salarial para profissionais técnicos administrativos da rede pública municipal de educação.

Já o vereador Cláudio Rodrigues (Rede) cobrou do Executivo que seja encaminhado anteprojeto de lei que altera a Lei n.º 3331/2004, que concede adicional especial de periculosidade aos servidores ocupantes do cargo de vigia patrimonial, passando de 15% para 30%.

EDUCAÇÃO

O pedido do vereador Rodrigo Cadeirante (Rede) foi na área educacional, onde solicita da Secretaria Municipal de Educação, a construção de muro ao redor do CAIC do Maracanã, tendo em vista a apreensão da comunidade escolar com as ameaças de ataques a escolas que estão sendo feitas em Montes Claros, via rede social.

MEIO AMBIENTE

A vereadora Ceci Protetora (PP) solicitou da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que seja transformado o antigo Zoológico Municipal Amaro Sátiro de Araújo em um Complexo de Referência em Educação e Bem-estar Animal, que conte com espaços para cuidados aos animais domésticos, como um CATA - Centro de Acolhimento Transitório de Animais, uma UBASA - Unidade Básica de Saúde Animal e para feiras de adoção, assim como espaços para a educação ambiental humanitária, para conscientização sobre tráfico de animais silvestres, orientações sobre bem-estar e comportamento animal, educação para guarda responsável, entre outros.

SESSÃO ESPECIAL

O requerimento apresentado pelo vereador Daniel Dias (PC do B) foi pelo agendamento para o dia 31 de maio de 2023, às 19 horas, Sessão Especial em homenagem ao Dia do(a) Assistente Social em Celebração aos 30 anos do Código de Ética do(a) Assistente Social e o aniversário da Lei de Regulamentação Profissional (Lei 8662/1993).

________________________________________

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br