Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores cobram celeridade nas cirurgias eletivas

Vereadores cobram celeridade nas cirurgias eletivas

por Athur Jr publicado 11/10/2022 11h44, última modificação 11/10/2022 11h44

Arthur Amorim Jr.

A sessão ordinária da Câmara de vereadores desta terça-feira (11), foi pautada por cobranças direcionadas à Secretaria Municipal de Saúde relacionadas às cirurgias eletivas e a falta de médicos pediatras nos postos de saúde.

O vereador Edmilson Bispo (PSD) foi o primeiro a se posicionar sobre o assunto, relatando que existe uma grande demanda de pacientes sofrendo na fila de espera e que em alguns casos, as pessoas estão sendo obrigadas a pagar por uma cirurgia recorrendo a empréstimos e consequentemente se endividando.

Outro vereador que também se posicionou foi o Wilton Dias (PTB) ao destacar a situação da central de regulação da saúde, o que segundo ele, está faltando gestão. “Diariamente somos cobrados em nossos gabinetes pelos pacientes quanto a morosidade no atendimento às cirurgias eletivas. Alguns relatam que para não morrer e realizar as cirurgias estão buscando ajuda nas redes sociais através de 'vaquinhas'. A Câmara tem que cobrar um posicionamento urgente da Secretaria de Saúde,” enfatizou

O vereador Júnior Martins (Cidadania) solicitou aos membros do Legislativo Municipal que apresente sugestões à Secretaria de Saúde com o objetivo de reduzir as filas de cirurgias eletivas.

As cobranças feitas pelos colegas foram endossadas pelo vereador Igor Dias (União Brasil), que ressaltou a necessidade da Casa solicitar informações à Secretaria de Saúde do porque dessa demora no atendimento. Ainda sobre a saúde, questionou sobre a falta de médicos pediatras no município. “Temos sido cobrados e precisamos dar uma satisfação à sociedade, pois precisamos entender o motivo da ausência desses profissionais nas unidades de saúde.”

A falta de médicos pediatras nas UPAS do município e a morosidade em relação às cirurgias eletivas também foi a cobrança feita pelo vereador Daniel Dias (PC do B). Ele denunciou que no final de semana passada, a falta desses profissionais nas unidades de saúde do município foi a principal reclamação dos pais de família que estavam em busca de atendimento para os seus filhos. “Como sempre, quem sofre com a falta de médicos pediatras é a população carente. Precisamos resolver esta situação através da contratação desses profissionais”, assinalou.

SECRETARIA DE SAÚDE
No último dia 30, durante a prestação de contas da Secretaria de Saúde, a secretária Dulce Pimenta informou que antes da pandemia, a fila para cirurgias eletivas era de aproximadamente de 3 mil pessoas e como as mesmas foram suspensas para dar prioridade ao atendimento dos casos de Covid-19, o número de pacientes na fila já chega a 10 mil. Para buscar resolver o problema, os governos Federal e Estadual implantaram o programa de incentivo “Opera Mais”, que beneficia os hospitais que cumprem a meta de atendimentos.

Além desse programa, a Secretaria de Saúde informou que o município aplicará R$ 15 milhões para pagar cirurgias eletivas a preço de convênios. Assim, além dos leitos do SUS, os hospitais disponibilizarão leitos e prestarão serviços, recebendo valores cobrados por convênios. A secretária destacou que para isso, os hospitais terão, obrigatoriamente, cumprir o contrato com o SUS.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –