Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador propõe anteprojeto que institui Fundo Municipal de Empreendimento Coletivo

Vereador propõe anteprojeto que institui Fundo Municipal de Empreendimento Coletivo

por Cristine Antonini publicado 10/06/2021 10h20, última modificação 10/06/2021 10h20
Vereador propõe anteprojeto que institui Fundo Municipal de Empreendimento Coletivo

O anteprojeto é de iniciativa do vereador Marlus do Independência (PT)

POR CHRISTINE ANTONINI

O vereador Marlus do Independência (PT), enviou anteprojeto, ao prefeito Humberto Souto (Cidadania), solicitando a criação do “Fundo Municipal de Empreendimento Coletivo, Qualificação e Inserção Profissional (FMEC)”. O projeto visa que gestores municipais criem instrumentos, como “bolsa-qualificação profissional” e uma renda básica para o trabalho (bolsa-trabalho), contribuindo com o capital financeiro de novos empreendimentos.

“Estamos pensando na crise econômica que o Brasil atravessa, exigindo um olhar atento ao desenvolvimento local e regional. Além de distribuir renda, os municípios brasileiros têm a possibilidade de produzir e distribuir riquezas, a partir do papel assumido pela Prefeitura, de implantação de uma escola permanente de formação de mão de obra”, defende o vereador Marlus.

O anteprojeto  direciona políticas públicas para a inserção profissional, possibilitando o ingresso dos indivíduos no mercado de trabalho criando condições de empregabilidade, através de iniciativas de empreendedorismo, cooperativas, associações e projetos individuais.

Marlus destaca que o município pode adotar medidas que o transformem em uma verdadeira “incubadora de investimento”, atuando como uma “escola-fábrica”, incubando investimentos de matrizes, garantindo o funcionamento dos diversos empreendimentos até eles atingirem sustentabilidade.

Por lei, os vereadores não podem criar projetos que gerem ônus ao município. Nesse caso, os parlamentares têm a premissa em fazer anteprojetos e apresentar ao Executivo - esse poderá encaminhá-lo à Câmara e após aprovado transformá-lo em lei.



____________________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo