Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Sessão especial marca centenário do PCdoB

Sessão especial marca centenário do PCdoB

por Selma Gonçalves publicado 01/04/2022 11h40, última modificação 01/04/2022 11h46

Por  Selma Gonçalves

A Câmara de Vereadores de Montes Claros realizou na noite desta quinta-feira(31) sessão especial em homenagem aos cem anos do Partido Comunista do Brasil. A proposição do vereador Daniel Dias (PCdoB), foi aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa.

Além dos vereadores, participaram do evento aliados, integrantes e dirigentes do partido entre eles Presidente Estadual do PCdoB em Minas Whadson Ribeiro, o vereador de outra legislatura e membro do PCdoB Lipa Xavier, membro da direção estadual do PCdoB, ex-vereador e ex- vice-prefeito de São Romão Hebert Levi, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação Gílson Reis, membro da Direção Estadual do PCdoB e secretária de organização do partido em Montes Claros Ana Maria Oliva, a vice-presidente do PCdoB em Montes Claros, a presidente da União Popular da Mulher e presidente do Conselho da Mulher em Montes Claros, Marisa Cantídio, a socióloga, produtora rural e funcionária pública Zilene Maia.

No hall de entrada da Câmara foi montada uma exposição de fotos contando a história do partido. Também foi apresentado um documentário sobre o trabalho do PCdoB.

O evento foi feito de forma híbrida e teve também a participação virtual da presidente nacional do PC do B, Luciana Santos, a presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil, CTB, Minas e presidente do Sindicato dos professores, Valéria Norato.

Membro da direção estadual do PCdoB e secretária de organização do partido em Montes Claros Ana Maria Olivia destacou que o PCdoB mesmo sendo um partido centenário é moderno e contemporâneo e explicou: “O partido é antigo porque preserva a sua militância e essa militância é responsável por aqueles que chegam e isso faz a diferença. Muitos de seus membros vieram do movimento estudantil. O PCdoB é único partido que acredita nos jovens e investe na formação dos seus filiados”, disse Ana.

O Vereador Daniel Dias, proponente da sessão especial, fez questão de destacar que a homenagem ao partido é o reconhecimento do trabalho de todos os militantes filiados, presidentes de sindicatos, diretores de ONGs, de entidades de mulheres que fazem a luta do partido: “Eu sou o representante desse partido na cidade de Montes Claros. No trabalho do mandato em Montes Claros, enquanto presidente da Associação das Câmaras de Vereadores do Norte de Minas (Avams) temos colocado a importância do poder legislativo e do PCdoB enquanto defensor da democracia, que nos piores momentos do país, esteve na luta dos trabalhadores e contra qualquer tipo de autoritarismo.

Por todos os anos de história, nada mais justo do que a Casa Legislativa reconhecer essa importante homenagem ao PCdoB que é o partido que tem a cara e a coragem do Brasil com cem anos e história e amor pelo país, concluiu Daniel Dias.

Presidente estadual do PCdoB em Minas Wadson Ribeiro participou do evento de forma presencial. Ele destacou a atuação do PCdoB ao longo dos cem anos de história no país, em Minas e em Montes Claros: “A História do PCdoB se confunde com a história de resistência do Brasil desses últimos cem anos. O partido sempre esteve atuando sem precisar mudar sua filosofia, seus princípios e ideologias. No Norte de Minas também temos uma história muito bonita. Em Montes Claros participamos da Câmara Municipal, agora com o vereador Daniel Dias que está no seu segundo mandato. Já tivemos aqui vereadores como o Lipa Xavier por quatro mandato. No Norte de Minas temos um conjunto de cidades como Januária, São Francisco, Francisco Sá, Janaúba, onde o PCdoB se encontra nas Câmaras Municipais com vereadores, já tivemos vice-prefeitura, além de uma presença forte nos movimentos como os estudantis, a partir da Unimontes, os movimentos sindicais nas várias categorias e o movimento de mulheres. O Norte de Minas tem uma contribuição muito importante na construção desses cem anos do PCdoB. Ficamos muito feliz por estar aqui em Montes Claros celebrando oficialmente o centenário do partido na Câmara de Vereadores porque essa data é importante para o PCdoB e também para a democracia brasileira, para os direitos humanos e para a defesa dos direitos dos trabalhadores.

O documentário sobre a história do PCdoB você pode acompanhar AQUI

Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc