Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Solenidade marca centenário do cabo Santana

Solenidade marca centenário do cabo Santana

por Selma Gonçalves publicado 31/03/2023 11h01, última modificação 31/03/2023 11h01
Solenidade marca centenário do cabo Santana

Familiares, historiador, vereador Igor Dias e comandante do 55º BI participaram da solenidade

Por Selma Gonçalves

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou na noite desta quinta-feira (30), sessão especial em comemoração ao centenário do Cabo Geraldo Martins Santana, montes-clarense morto em combate na segunda guerra mundial. A homenagem foi de autoria do vereador Igor Dias (União Brasil).

O autor da proposição, que presidiu a solenidade, falou sobre a necessidade de valorizar a história.

"Não podemos dissociar a memória da história acadêmica, mas hoje em dia isso se perde pelo imediatismo, pelas manchetes, por fotos. Hoje uma grande manchete e uma foto já resultou numa história e não deve ser assim. Como historiador, acredito que a memória é muito importante mas associada a história acadêmica", destacou o vereador que também falou da importância de lembrar, celebrar e valorizar quem contribuiu e destacou-se na história.

O historiador e professor, Júlio César Guedes Antunes, contou como foi a participação do saudoso Cabo Santana, único filho de Montes Claros a perder a vida em combate durante a Segunda Guerra Mundial. Toda a história pode ser conferida aqui <canal da TV Câmara no Youtube>

Júlio César lembrou, em sua apresentação, dos outros militares montes-clarenses que também fazem parte da história da Segunda Guerra Mundial.

O historiador Wanderlino Arruda que já foi vereador e presidente da Câmara de Vereadores, lembrou da ligação da Casa Legislativa com a família do saudoso Cabo Santana tendo como vereador o Sr. Pedro Martins Santana.

O comandante do 55º Batalhão de Infantaria, Ten-cel. Henrique de Queiroz Henriques elogiou a iniciativa da Câmara de lembrar dos soldados que deram e dão a vida pela nação.

Além da sobrinha do cabo Geraldo Martins Santana, professora Janice Cláudia Freire Santana, quatro sobrinhos-netos Letícia, Liliane, Alex e Guilherme Peixoto acompanharam a solenidade.

Emocionada, Janice Cláudia Santana leu a carta que o tio, o pai do saudoso cabo Santana, escreveu para o filho quando recebeu a notícia de sua participação na guerra. A carta lida pela sobrinha do cabo Santana pode ser conferida <aqui>

Ao final do evento o presidente da sessão especial, vereador Igor Dias, se prontificou elaborar projetos de lei para homenagear outros militares de Montes Claros que fizeram parte da segunda guerra mundial.

Participaram do evento, vereadores, historiadores, familiares, do então Cabo Martins, além de representantes do Corpo Bombeiros, Polícia Militar e Exército.

A sessão especial foi transmitida, ao vivo, pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube.

Um pouco sobre o Cabo Santana

O Cabo Santana, militar da Força Expedicionária Brasileira, foi mortalmente ferido por um estilhaço de morteiro alemão, tornando-se o primeiro e único filho de Montes Claros a morrer em combate na Segunda Guerra Mundial. Foi agraciado com a Medalha de Campanha, Medalha Sangue do Brasil e a Cruz de Combate de 2ª Classe, por ação de feito excepcional na campanha da Itália. Ainda nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial na Europa, no dia 1º de maio de 1945, em Montes Claros, em emocionante cerimônia, a antiga rua 15 de Julho foi rebatizada “Cabo Santana”.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc