Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Sindicato dos professores celebra 90 anos

Sindicato dos professores celebra 90 anos

por Cristine Antonini publicado 14/04/2023 10h39, última modificação 14/04/2023 10h39

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara Municipal de Montes Claros, através do vereador Daniel Dias (PCdoB), promoveu na noite desta quinta-feira (13), sessão especial em homenagem aos 90 anos do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro). Uma das principais funções da instituição é prestar esclarecimentos a educadores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Segundo o proponente do evento, vereador Daniel que também é presidente da Comissão de Educação da Casa, várias lutas foram travadas aos longos dos 90 anos do Sinpro, pelos professores anônimos no cotidiano das escolas, em assembleias, passeatas, congressos e tantos outros movimentos pela construção de uma categoria forte e organizada.

“Temos hoje um sindicato de professores que está entre os três maiores do país. São 15 sedes regionais e uma diretoria colegiada – esses professores são só verdadeiros protagonistas da nossa história, pois, acredito que a educação transforma vidas”, pontuou Daniel.

Em 12 de fevereiro, o Sinpro celebrou, oficialmente, nove décadas de existência na cidade de Belo Horizonte. De acordo com a história, o sindicato ganhou maior articulação como força de representação na arrancada desenvolvimentista durante o mandato do então presidente Juscelino Kubitschek, que alinhou ao projeto de reformas de base do governo João Goulart, porém sofreu os efeitos do golpe militar a partir de 1964.

A diretora do Sinpro, Isabela Catrink, enfatizou que a categoria é feita de professores que fizeram e fazem história em todo estado em prol dos trabalhadores e também buscando melhorias na educação oferecida a jovens e crianças. Diretora Estadual há 23 anos do sindicato, Nalbar Rocha discursou sobre o trabalho da entidade, das conquistas e a necessidade de investir ainda mais na educação.

A presidente do Sinpro da rede particular de Minas Gerais, Valéria Morato, recordou os recentes ataques em escolas por diversas cidades do país onde vitimaram alunos e professores. Além de ensinar os fundamentos educacionais, o professor hoje também tem a função de levar para sala de aula valores para construção de um ser humano melhor.

“É uma trajetória não só de um outro modelo educacional, mas também de uma nova sociedade: justa, fraterna e igualitária. Estamos em busca de mais qualidade de vida e contra os retrocessos sociais”, finalizou Morato.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc