Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Senador Carlos Viana recebe título de Cidadão Honorário de Montes Claros

Senador Carlos Viana recebe título de Cidadão Honorário de Montes Claros

por Jerusia Arruda publicado 20/04/2022 22h45, última modificação 21/04/2022 10h12

Por JERUSIA ARRUDA

Em sessão especial realizada na noite desta quarta-feira (20/04), a Câmara Municipal concedeu ao senador Carlos Viana o título de Cidadão Honorário de Montes Claros. A sessão contou com a presença dos parlamentares, prefeitos e vereadores de vários municípios da região, autoridades, familiares e amigos do homenageado.

De acordo com o vereador Wilton Dias, proponente da homenagem, além de uma relação de amizade, Carlos Viana é um líder político de grande sabedoria e com importante contribuição para a sociedade mineira. “Sempre fui admirador do Carlos Viana como jornalista e, cruzeirense que sou, acompanhava seu trabalho, nos intervalos dos jogos. Depois o conheci pessoalmente como pré-candidato a senador, eu já vereador por Montes Claros, e desde então nos tornamos grandes amigos e companheiros de caminhada e de ideias e ideais políticos e sociais. Essa homenagem, hoje, é um reconhecimento da Câmara Municipal ao grande trabalho que Carlos Viana sempre desenvolveu em prol dos mineiros, como comunicador e também como político”, justifica.

O presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues, destacou que Carlos Viana é um político nato, e uma referência em todas as áreas que atuou. “Minas Gerais é um celeiro de grandes comunicadores e também o grande berço da política brasileira. Carlos Viana se destaca nessas duas áreas, sendo exemplo para toda uma geração de repórteres, jornalistas, comunicadores em geral, e também para uma geração de jovens políticos. Como senador da República, já em seu primeiro mandato se tornou uma referência para todos nós, políticos mineiros”, ressaltou.

O presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams) e prefeito de Patis, Walmir Morais de Sá, ressaltou a simplicidade no trato do senador, ao mesmo tempo em que realiza um trabalho que prioriza as pessoas, indistintamente. “Quero parabenizar a Câmara e ao vereador Wilton Dias pela iniciativa de homenagear um político genuinamente mineiro, que respeita as comunidades e, sem fazer alarde, vem contribuindo para transformar Minas mais dos mineiros”.

Mais novo cidadão honorário de Montes Claros, Carlos Viana agradeceu a homenagem e disse se sentir em casa com seus novos conterrâneos. “Deus me fez nascer numa família humilde, passar por todos os percalços, e me preparar para que eu pudesse chegar até aqui, como senador, para trabalhar e contribuir para a justiça social em nosso país. E quero trabalhar junto com os vereadores de Montes Claros e demais municípios do Norte de Minas para desenvolver uma política especialmente voltada para as pessoas mais humildes, para que o nosso estado cresça de forma equilibrada e com mais oportunidades. Recebo essa homenagem com o maior carinho e profunda gratidão”.

O homenageado
O senador Carlos Viana nasceu em Braúnas, na região Leste de Minas Gerais, é casado com a administradora Solange Viana e tem dois filhos e dois netos. Está em seu primeiro mandato como senador da República por Minas Gerais, no período de 2019 a 2027.

Formado em Jornalismo e pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing pelo Centro de Pesquisas Administrativas da UFMG, Carlos Viana iniciou sua carreira profissional aos 24 anos. Ele foi selecionado como representante brasileiro da empresa Deutsche Lufthansa AG para desenvolver projetos de divulgação sobre a Alemanha no estado de Minas Gerais, durante seis anos.

Durante sua trajetória profissional, Carlos Viana realizou diversas atividades e cursos no exterior, tendo visitado 16 países e levado milhares de brasileiros a conhecer as paisagens e feiras profissionais alemãs. Na época, o escritório da Lufthansa, em Belo Horizonte, se tornou um dos mais lucrativos em todo o Brasil.

Na televisão iniciou sua carreira como repórter da Rede Minas de Televisão. Em seguida trabalhou na TV Globo Minas e na TV Globo Bahia. Após voltar à Minas Gerais, em 1999, ganhou visibilidade ao ser repórter e apresentador do Jornal da Alterosa, exibido pela rede de televisão mineira TV Alterosa.

Em 2004, Viana deixou o cargo de apresentador e editor assistente no Jornal da Alterosa para apresentar e editar o Alterosa Urgente. Com o objetivo de mostrar as notícias de maior interesse de Minas Gerais, com informações instantâneas sobre o que de mais importante estivesse ocorrendo em Belo Horizonte, o programa estreou no dia 16 de junho de 2004 na programação da TV Alterosa.

Em outubro de 2004 foi para os Estados Unidos onde, na cidade de Cliffside Park Nova Jersey, atuou como editor-chefe do National - The Brazilian Newspaper. Ao voltar para o Brasil, foi contratado pela Rádio Itatiaia em 2007 para apresentação do programa Plantão da Cidade.

Nesse mesmo período, Carlos Viana atuou como âncora do programa de jornalismo e cobertura policial Balanço Geral, exibido pela TV Record Minas. Ele comandou o Balanço Geral por quase um ano.

Em 2008, Viana deixou a apresentação do programa e a Record Minas e retornou para a TV Alterosa, para novamente apresentar o Alterosa Urgente. Em seguida, ele voltou à Record Minas onde apresentou o MG Record até junho de 2018.

No rádio, até 15 de dezembro de 2018, Carlos Viana atuou como apresentador do Plantão da Cidade, programa transmitido pela Rádio Itatiaia.

No jornalismo impresso, o Viana teve passagens por jornais da capital mineira como repórter de veículos, além de assinar por dois anos uma coluna especializada em aviação em um dos jornais de maior circulação de Minas Gerais.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –