Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Proposta de instalação de bases descentralizadas do SAMU em Montes Claros

Proposta de instalação de bases descentralizadas do SAMU em Montes Claros

por Cristine Antonini publicado 08/02/2021 09h55, última modificação 09/02/2021 08h14
Proposta de instalação de bases descentralizadas do SAMU em Montes Claros

Por Fernanda Aquino

Na reunião ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros, realizada na terça-feira (02/02), o vereador Daniel Dias (PCdoB) defendeu a descentralização das bases do Samu em Montes Claros com objetivo de aprimorar e aproveitar os recursos humanos e materiais do órgão.

O foco é aumentar a disponibilidade, e uma cobertura mais efetiva dos territórios. Entende o vereador que aproximar as equipes de prontidão dos locais de atendimento seria uma forma de reduzir o tempo de resposta aos chamados.

De acordo com o Daniel Dias, a integração com as unidades de saúde poderia gerar sinergias entre as equipes do Samu e das unidades assistenciais, qualificando ainda mais o atendimento, proporcionando ganhos aos usuários.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, foi instalado no Norte de Minas em 2008, contendo bases descentralizadas, estrategicamente distribuídas na região, com unidades móveis de atendimento, Unidades de Suporte Básico (USB) e Unidades de Suporte Avançado (USA).

Em Montes Claros, funcionam as Centrais de Regulação de Urgência e Assistencial. Os serviços  administrativos funcionam no bairro Interlagos, já as viaturas partem para atenderem a todos os acionamentos de ocorrências de urgência e emergência do bairro Santo Antônio.

_____________________________________________________

Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br